Pages

quinta-feira, 11 de março de 2010

Choque de gestão de Aécio na saúde entra em estado de choque

Enquanto o governo demo-tucano de Aécio Neves (PSDB/MG) priorizou a construção de um palácio faraônco de governo, o maior pronto-socorro mineiro, Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, entra em estado de choque. E não é de choque de gestão, é de abandono mesmo.

Faltam remédios e equipamentos básicos; faltam profissionais; faltam salários adequados; e falta interesse do governador Aécio Neves (PSDB) para atender as reivindicações dos profissionais.

Esse cenário de múltiplas carências e grave abandono motivou as equipes médicas do Hospital Pronto–Socorro João XXIII, em Belo Horizonte, a iniciarem às 7h de ontem uma paralisação de advertência, com duração de 24h. Durante o período de paralisação, que termina nesta manhã, os profissionais do maior pronto-socorro mineiro atenderam só os casos mais graves e encaminharam os demais a outras unidades de saúde.

Há 15 meses os médicos que atendem os casos de urgência e emergência do pronto-socorro, referência no atendimento de politraumatizados, intoxicados e queimados em Minas Gerais, iniciaram o movimento “SOS: o HPS João XXII pede socorro”.

A pauta de reivindicações contempla, além da questão salarial, melhores condições de trabalho com garantia de equipes completas; fluxo constante e regular de medicamentos; materiais básicos no atendimento de urgência e emergência, além de leitos em número suficiente para suprir a demanda dos cerca de 450 pacientes que diariamente dão entrada no pronto-socorro.

Livro de ocorrências do Hospital é um diário de calamidades

Relatos escritos no Livro de Ocorrência dos médicos do hospital mostram a realidade dos profissionais da saúde que sofrem com a falta de estrutura.

Alguns exemplos:

29/09/09: “Paciente vítima de acidente causado com hélice de avião, trauma torácico grave à direita com lesão de vários arcos costais e de parede torácica mais contusão pulmonar. Encaminhado ao bloco cirúrgico e retornou à sala de politraumatizados pois não tinha anestesista para resolver o caso”.

16/08/09 – Noturno: “Paciente confuso. Caiu da maca, com trauma fronto-facial à esquerda. Foi amarrado à maca para não cair novamente: sua maca tem grade, mas não à esquerda. (quebrada)

06/03/2009: “Na sala de politraumatizados não há sonda de aspiração adequada para uso em pacientes entubados. A única que há, a mais fina, é no. 12, que não funciona para todos os casos. Isso prejudica a manobra de entubação de pacientes em parada respiratória”.

08/02/2009: “Equipe incompleta de neurocirurgia. Tomografia estragada. Vários pacientes na sala de politraumatizados aguardando exames de tomografia a serem realizados em outro hospital (H. Odilon Bherens). Plantão noturno: tomografia não funciona. Apenas 1 bala de oxigênio para transporte dos pacientes. Não existem monitores para transporte dos pacientes graves. Não existem sondas vesicais (para sondagem de bexiga) de demora no. 14 e 16 no hospital”.

12/02/2009: “paciente O.F.O. – operada de lesão de tendões flexores (mão esquerda), não consegui auxiliar para esta cirurgia, e fiz o procedimento sozinho. A falta de auxiliar é uma constante no setor de cirurgia de mão”.

15/02/2009: “R.T.S. – com trauma craniano, afundamento de crânio, não há sala ou previsão de sala no bloco cirúrgico. Hoje apenas 5 funcionários no bloco cirúrgico, segundo a supervisora de enfermagem. A cirurgia iniciou somente às 03:00 hs da manhã. Não havia aparelho para tricotomia (raspar a cabeça) com bateria, foi usada lâmina de bisturi para raspar. Não havia gorro para a cabeça no bloco cirúrgico, usamos pro-pé (usado nos pés) em seu lugar”.

16/02/2009: “paciente V.F.G. ainda aguarda realização de traqueostomia, pois ainda não compraram cânulas apropriadas para o paciente”.

17/11/08: – “Sem lâmpadas e papel toalha no banheiro masculino do repouso médico há mais de 8 dias”.

24/02/2009: “a reveladora de filmes da tomografia está novamente estragada. Agora, além de não termos os resultados em mãos, temos que ir á sala de tomografia para ver o resultado. Desperdício de tempo e pessoal (que continua deficitário – 3 neurocirurgiões ao invés de 5)”.

25/11/08 às 9h10min: “Atendemos o paciente I.S.R., vítima de atropelamento por caminhão. Paciente grave, com fratura exposta do membro inferior esquerdo… Não há sistema fechado para coletar urina em nenhum setor do hospital (informação confirmada pela farmácia). Estamos expondo nosso paciente a um risco aumentado de infecção por falta de material.

Leia mais aqui e aqui.

3 Comentários:

Anônimo disse...

Minas Gerais- choque de gestão na saúde.
Este título, vale, também, choque de gestão, na educação. Na educação os professores são mal pagos. O piso salarial dado pelo governo Lula, Aécio não paga. Os professores aposentados sem nenhum aumento, desde quando Aécio entrou. Sabemos, que choque de gestão significa arrocho em todos os sentidos. Quando se fala "nas reformas", que os tucanos gostam de dizerem, sabemos que isto, significa, retirada de direitos trabalhistas, quer de funcionários públicos, ou de empregados celetistas, ou, até arrochos nas aposentadorias. O bom é fugir desses personagens que defedem essas idéias.

Anônimo disse...

O Choque de gestão do Aécio chama-se, choque de sucatiação do estado, na educação e no restante do estado!!

Anônimo disse...

Ai, Aecinho responde:
Pois foi para melhor administrar Minas que construimos a "cidade administrativa". A culpa de tudo o que nao fizemos e por ser tudo muito longe e perdemos muito tempo para percorrer todos os setores tentando resolver estes problemas... Imaginem quanto tempo eu perdi, indo e vindo de um lugar para outro, nestes 8 anos do meu governo para poder administrar.
Aecio Neves, quam nao te conhece que te compre.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração