Pages

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Serra usa propaganda via parabólica para atingir o Nordeste

As antenas parabólicas se tornaram um fenômeno no interior nordestino por conta da falta de emissoras locais. O sinal da parabólica chega a 22% dos domicílios nordestinos, atingindo cerca de 3,5 milhões de famílias (dados de 2008).

Alguns canais recebidos pela parabólica, transmitem a mesma programação que vai ao ar em São Paulo.

Hoje, não é difícil ver um nordestino assistindo a programas e a comerciais que teoricamente deveriam passar apenas no Estado de São Paulo. Por tabela, em vez de as propagandas dos seus respectivos Estados, o nordestino vê o governo paulista tomar conta da grade da TV nos horários comerciais.

O governador de Alagoas (único tucano a liderar um Estado no Nordeste), Teotônio Vilela Filho, afirma que a parabólica "ajuda a popularizar" o presidenciável José Serra.

"Eu vejo sempre, mas nunca entendi porque passa comercial de lá aqui”, contou a dona-de-casa Maria Gonçalves, 41, moradora da zona rural de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. Ao ser “lembrada” que Serra deverá ser candidato à Presidência, ela diz que “agora entende” as propagandas. “Acho então que ele está aproveitando. Passa muita propaganda que não é de nada aqui”.

Pressão da Globo tirou TV Diário (CE) da parabólica

Em fevereiro de 2009, o canal cearense TV Diário, auto-intitulado “A TV do Nordeste”, teve seu sinal via parabólica tirado do ar. A retirada foi resultado de pressões da Rede Globo junto ao sitema Verdes Mares, do qual a emissora faz parte.

O Sistema Verdes Mares, do Grupo Edson Queirós, é o maior conglomerado de comunicação do Ceará. Tem a TV Verdes Mares em VHF e a TV Diário em UHF.

A TV Verdes Mares, afiliada de Rede Globo, tem pouca produção local e transmite durante maior parte da sua programação a grade nacional da Globo.

Já a TV Diário tem produção exclusivamente cearense e com apelo nordestino. Com isso, acabou por preencher a lacuna da ausência de conteúdos regionais criada pelo modelo de redes nacionais, calcado nas produções realizadas pelo eixo Rio-São Paulo.

Globo e a concentração econômica, cultural e política no Sudeste, em detrimento do Nordeste

O vertiginoso crescimento da aceitação da TV Diário a partir de sua entrada no sinal via antena parabólica, retirou audiência da Rede Globo, reduzindo o "valor agregado" das propagandas no canal "paulista" com alcance nacional via parabólica (o caso das propagandas do governo José Serra).

De acordo com o Blog VioMundo, do jornalista Luiz Carlos Azenha, teria havido uma ameaça de quebra de contrato por parte da Rede Globo com a TV Verdes Mares, caso o grupo responsável pelo seu controle, Edson Queiroz, continuasse a tentar expandir o alcance da TV Diário para além do Ceará. Com isso o grupo cedeu às pressões. Leia mais aqui e aqui.

4 Comentários:

Anônimo disse...

Esse vagabundo está em todas


www.josecarloslima.blogspot.com

Anônimo disse...

Acho que o Governador José Serra escolheu uma má hora para divulgar suas obras, pois a que todos os telespctadores estão vendo é o Estado de São Paulo todo alagado. Eu moro em Alfenas/MG e na semana passada as passagens de ônibus para São Paulo Capital ficaram suspensas por um dia porque era impossível chegar aos terminais rodoviários. E algum amigo da onça do Gov Serra ainda teve a insensatez de colocar uma reportagem mostrando que em Tóquio no Japão estes alagamentos não acontecem, simplesmente porque lá existem os piscinões (tuneis) que comportam milhões de litros de água, ou seja: pode chover o triplo que choveu em São Paulo que não haverá alagamento em Tóquio. Isto só vem comprovar que Serra em termo de saneamento básico nada fez pelo Estado de São Paulo. Infelizmente o povo Paulista morre de medo do PT, do PC, do PC do B e outros partidos de esquerda e assim o PSDB, PMDB/QUERCIA e DEM, fazem o arrastão, ou seja: Antes São Paulo era a locomotiva do Brasil porque era o Estado que dava emprego para brasileiros de todos os estados, hoje é a locomotiva particular do PSDB e DEM porque, com toda certeza, os eleitores paulistas estão sustentando o PSDB e DEM do restante dos outros estados, por isso tem que existir a indústria do pedágio, das multas de trânsito e tantos outros impostos e taxas que levam o Estado de São liderar como o Estado que possui o custo de vida mais alto do Pais. A minha crítica não é para difamar o PSDB e seus aliados, mas até mesmo para que eles façam uma autocrítica de suas diretrizes. Quincas. Alfenas/MG.

Joaquim Laudisch disse...

E ainda querem falar do Chaves. É uma cambada de safados que só quer lucrar mesmo que seja fazendo campanha para algum safado retribuír com verba pública depois de eleito.

Nice Facundo disse...

É verdade, a TV Diário era muito assistida no eixo Rio-São Paulo e aqui no Ceará ela tem uma ótima audiência, aqui pouco se assiste globo,as pessoas assistem mais o SBT ou Record e essa passou a ser a preferida de muitos cearenses, eu mesma vejo mais a record.
Essa globo é sacana, e agora entendi o porque de muitos artistas globais mandarem mensagens parabenizando a tv verdes mares pelos seus 40 anos, hummmm! Tentanto amaciar o canal local. aqui o sudeste perdeu tanto sua importancia cultural que até o futebol a globo teve que passar a transmitir o do nosso estado pois os jogos dos times do Sul já não interessavam mais os cearenses, a programação que a globo nunca mexia no horário de verão ela resolveu esse ano deixar alguns no horário normal, tudo pra não perder mais audiência,a plim-plim não tem mais esse cartaz todo aqui não. Graças a Deus!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração