O vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio (DEM), decidiu nesta tarde assumir o governo, após o pedido de prisão do governador José Roberto Arruda, decretado pelo Superior Tribunal de Justiça.
A intenção de Paulo Octávio, entretanto, pode ser freada. A pedido do Presidente Lula, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, vai pedir intervenção no Distrito Federal.
A intervenção federal nos Estados está prevista no artigo 34 da Constituição em caso de crises como separatismo, invasão estrangeira, ameaça a algum dos Três Poderes, além de outros. Segundo a GloboNews, Gurgel fará o pedido para evitar “risco à ordem pública”.
Se for concretizada, a intervenção impedirá que o vice-governador Paulo Octávio assuma o cargo, bem como qualquer integrante dos Poderes na linha de sucessão. A intervenção seria feita por meio de decreto presidencial, que deve especificar a amplitude, o prazo e as condições de execução, além do nome do interventor. O decreto terá que ser apreciado pelo Congresso Nacional no prazo de 24 horas após sua publicação.O pedido de intervenção será decidido pelo presidente do STF, ministro Gilmar Mendes e, posteriormente, pelo plenário da Corte --a não ser que o ministro o arquive de imediato. Se o STF acatar a intervenção, o pedido segue para o Presidente Lula que terá que editar decreto nomeando um interventor federal para o DF. Se isso ocorrer, o decreto terá que ser analisado pelo Congresso no prazo máximo de 24 horas. A informação é da GloboNews e da Revista época.
PGR pedirá intervenção federal no Distrito Federal
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, vai entrar com pedido no STF (Supremo Tribunal Federal) de intervenção federal no Distrito Federal alegando que a linha sucessória do governador José Roberto Arruda (sem partido) também está envolvida no escândalo de corrupção no DF.
"Há uma organização encastelada no governo, com um esquema criminoso de apropriação de recursos públicos, inclusive com parlamentares envolvidos. O governador Arruda tem demonstrado que o andamento das investigações não tem impedido ele de continuar a atuar criminosamente, atuando para coagir testemunhas, apagar vestígios", disse o procurador-geral.
PGR pedirá intervenção federal no Distrito Federal
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, vai entrar com pedido no STF (Supremo Tribunal Federal) de intervenção federal no Distrito Federal alegando que a linha sucessória do governador José Roberto Arruda (sem partido) também está envolvida no escândalo de corrupção no DF.
"Há uma organização encastelada no governo, com um esquema criminoso de apropriação de recursos públicos, inclusive com parlamentares envolvidos. O governador Arruda tem demonstrado que o andamento das investigações não tem impedido ele de continuar a atuar criminosamente, atuando para coagir testemunhas, apagar vestígios", disse o procurador-geral.
14 Comentários:
HELENA, peça para que o Lula fale de modo contundente contra o ARRUDA. Que ele quis dizer que é lamentável que um governador traia a confiança do povo desta forma, mas que a Justiça, mantendo-o na prisão, conforta uma Nação indignada!
Pelo visto a oposição foi ferida mortalmente, estão se dando o tyrabalho de vir aqui encher a paciencia, acusaram o golpe, e a mascara está caindo.
ESte anônimo com certeza vem de uma revista. Ele só faltou dizer do escândalo que foi o seu nascimento.
Helena.
Ontem eu fiz um comentário sobre um estrupicio que entra aqui, Nikacio Lemos, o meu comentário foi deletado.
Eu só disse a verdade. que tinha que mandar fechar a universidade onde ele estudava e mandar prender os professores.
Pqe um idiota daqueles não sabe nem qual é a região sudeste do Brasil. Acha que São Paulo fica no Sul. Fora os erros grosseiros de português.
Esse outro idiota que se passa por anonimo, deve ser ele.... Se não for, faz parte da mesma corja.
Sobre os Demos do DF, nem vou fazer comentários.
Não vou chutar cachorros mortos.
Esse Demos só faltam deitar. Estão da UTI. Pode começar a preparar os funerais. ´Fim de linha.
Agooooooooooora a piada do dia foi a nota que os demos deram no blog deles hahahahahahahaha.
Essa gentalha ainda tem a cara de pau p/ pedir a Dilma ir depor sobre direitos humanos.
Katia Abreu, ridicula!!!.
Uma intervenção no DF é a melhor coisa para se apurar realmente as falcatruas envolvendo o governo e os parlamentares.
Eu sei que a intervenção não é a melhor decisão por ser um pouco ditador, porém o governo do DF chegou ao extremo de envolvimento em corrupão que precisa ser mais esclarecido.
Olha que informação interessante:
11/02/2010 - 19:21
Não existe “tentativa de suborno
Por Alexandre Araújo (Blog do Nassif)
Nassif, como advogado, embora não seja da área penal, não posso deixar passar batida essa história de TENTATIVA de suborno. O crime de suborno, previsto no art. 343 do Código Penal, constitui-se em crime de mera conduta, ou seja, o resultado não importa para a consumação do ilícito penal. O fato de se OFERECER dinheiro a alguém já caracteriza o suborno, não há necessidade da pessoa aceitá-lo para consumar o crime.
Por favor, coloque um post sobre isso, pois desde o SUBORNO de Daniel Dantas que a imprensa inisiste em falar em tentantiva.
Lea querida
Eu estou me atrapalhando aqui neste novo comentário
Hoje, acabei deletando sem querer um do Zé Augusto. Só pra você ter uma ideia hahahah. Não acostumei ainda
Acho que vou ter que pagar para o Haloscan e voltar pra lá
Desculpe!
Quem está P.... da vida é o rato de chapéu que chafurda no esgoto a céu aberto da Veja e TAMBÉM nos esgotos das enchentes provocadas pela incompetencia dos seus pupilos, Zé alagão e NUNKASSAB.
É outro piadista. adora uma piada. Se bem que nem precisa contar piada, a cara dele já uma piada.
Lembram co Kiko do Chaves, Pois é!!!!
Helena.
Tudo bem, não esquenta não.
Os portais folh,estadão e globão tentam atribuir a iniciativa ao próprio procurador e omitem o Lula.
ao mesmo tempo afirmam que o Lula lamenta a prisão com direito a lição de moral do palhaço Noblat.
É o jornalismo canalha desses tempos de desepero da oposição.
Helena, domingo participei da passeata fora Arruda, encontrei a amiga deputada distrital Erik Kokay que estava abatida, pela luta que parecia não ter fim, disse a ela que também estava cansada; mesmo assim não perdia a esperança, tinha pressentimento que de uma forma ou outra a justiça seria feita. E hoje, este começo chegou.abs
Parabéns justiça Brasileira, em específico o STJ! Arruda finalmente foi preso para evitar mais danos aos apuramentos do caso. E a Yeda no RS? Ficou esquecido, mesmo que o peso do caso se multiplique em cinco!!! Auf auf ihr Freiheitskämpfer, erhebt die Fahnen....!
Levantem seus lutadores pela liberdade, e levantem as bandeiras!!!
Alexandre: O crime do artigo 343 do CP é o denominado crime FORMAL. Basta a conduta que independe do resultado para que o crime se consuma. Portanto não se admite a tentativa.
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração