Pages

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Nove em cada dez analistas mostram preocupação de o PSDB voltar a comandar o país

Assim como analistas e investidores cobram o andidato à presidência José Serra (PSDB) em relação a um posicionamento mais claro do que será a política econômica de um eventual governo do PSBD.

Segundo o jornal Correio Braziliense, até bem pouco tempo, seria absurdo pensar na possibilidade de o mercado financeiro levantar qualquer suspeita sobre uma administração tucana, associada a gestões responsáveis, comprometidas com um Estado enxuto e medidas ortodoxas de controle da inflação. Mas, hoje, nove em cada dez analistas mostram preocupação diante das chances reais de o PSDB voltar a comandar o país a partir de janeiro de 2010.

A desconfiança ganhou corpo depois das declarações do presidente do PSDB, Sérgio Guerra, em entrevista à revista Veja, de que, “sem dúvida nenhuma”, no governo tucano, se mexerá na taxa de juros, no câmbio e nas metas de inflação — o tripé-base da economia. Por mais que Guerra tenha tentado, desde então, negar o que disse, aumentou a suspeição quanto ao que Serra fará se vencer a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, do PT, em outubro próximo.

Serra nunca foi o candidato preferido do mercado financeiro, por considerá-lo intervencionista demais. Portanto, quando o presidente do PSDB diz que, no governo tucano, tudo será diferente na política econômica que, nos últimos dez anos, conseguiu finalmente mudar o Brasil de patamar e garantir crescimento a taxas superiores a 4% ao ano sem pressões inflacionárias, só resta aos que tripudiam o governador de São Paulo aumentar o tiroteio contra ele.

Mercado cobra caro

Apesar de ciente do estrago, Serra acredita que ainda não é o momento de tornar público o seu projeto de política econômica, até porque não assumiu oficialmente a sua candidatura, por mais explícita que ela seja.

Em meio à postura arredia de Serra, o mercado tenta mapear quem serão os nomes fortes da equipe econômica tucana. Ainda que inexpressivos politicamente, dois nomes têm circulado entre os analistas. Os de Mauro Ricardo Costa, hoje secretário de Fazenda do estado de São Paulo, para o Ministério da Fazenda, e de Gesner Oliveira, atual presidente da Sabesb, para a presidência do Banco Central. São especulações? Com certeza. Mas elas têm feito parte do cenário traçado pelo mercado, e vêm sendo embutidas nos elevados “prêmios de risco” cobrados pelos investidores para atravessar o ano de eleições presidenciais.

9 Comentários:

X-MAN disse...

Duvido muito que ele saiba o que fazer, é mais facil perguntarem pra ele o que ele pretende não fazer que aí ele responde; e pelos nomes indicados, que Deus nos acuda, não poderia serem piores; na realidasde esses tucanos são mais perdidos que cego em tiroteio, basta ver as administra~ções deles, esse oba oba da midia pro serra´não é por sua competencia, que já provou que não tem, é ele a unica chace desses conservadores de pegar a chave do cofre de volta, junto com ela a petrobras e o trilhões do pre-sal, no final é da grana que se trata.

Nice Facundo disse...

Quem governa São Paulo hoje? José Serra.E qualquer um pode ver que ele não fez nada de produtivo pro estado, então se ele não consegue governar a politica econômica de um estado que dirar de um país.O Serra não apresentou seu programa porque simplesmente ele não tem outro que não seja o de sempre. Privatizar, inflação com arrocho etc, etc.
Os tucanos pelo discurso feito durate todo o governo Lula fica claro que eles não mudaram uma linha sequer de sua linha de pensamento, então a certeza de que ele destruíra tudo que o Lula fez é de fato uma certeza absoluta, nesse caso não há espaço pra dúvidas.

O MELHOR PARA O BRASIL É DILMA PRESIDENTE.

Anônimo disse...

E estarrecedor e preocupante a indicaçcao do Secretario de Fazenda de Sao Paulo . Este senhor tem ROLO em tres das instituiçoes que ele gerenciou. 1 . Suframa, 2 . FUNASA , 3 copasa de minas , NA suframa o rolo e de deixar qualquer um indignado , na funasa alem das DEMISSOES dos cata mosquitos por perseguiçcao politica e um big rolo que chega a um desvio de milhoes de reais e por ultimo a vitima foi a copasa alem de perseguir trabalhadores ele sacou uma grana da estatal de forma irregular e irresponsavel . Esse e o tipo de de personalidade desse algoz ligado aos tucanos e afilhado do Serra .

Anônimo disse...

UMA SUGESTÃO PQ VCS NÃO USAM ESSE COMENTES É MAIS INTERESSANTE AS PESSOAS INTERAGEM MAIS
Comments by IntenseDebate
http://intensedebate.com/

J. Carlos disse...

Não tem mais o que comentar o Zé Alagão Pedágio Serra é uma tragédia anunciado.

Anônimo disse...

eu tbem tenho medo fala serio, eles acabaram com o setor dos despachantessssssssssss, alguns estao falidos e sem ter o que comer , frustrados, ignoradosssssssss por esse partido que so pensa nos ricossssssss P S D B JAMAISSSSSSSSSS
ABRAÇOS E NAO VOTEI NO PRESIDENTE LULA HEIM, AGORA SEI COMO ELE E BOM DESCULPA PRESIDNTE E SAUDE

Anônimo disse...

PSDB JAMAIIIIIIIIIIIISSSSSSSSSSS ACABARAM COM SETOR DE DESPACHANTESSSSSSSSS ELES SAO PELOS RICOSSSSS BANCOS QUEREM VENDER TUDO QUE E NOSSO

Anônimo disse...

tomara que Dilma ganhe .......se ela continuar como lula tudo bemmmmmmmmmmmmmm

Anônimo disse...

Esse Sérgio Guerra acho que foi contratado pelo PT para dar esta entrevista á veja, pois ela só beneficiou a Dilma, fez o mercado financeiro ficar com medo do Serra, fez o povo ficar com medo dele acabar com os programas sociais e é por isso que a Dilma cresceu nas pesquisa de opinião e já empata tecnicamente com o Serra.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração