O Ibope tornou-se um instituto irremediavelmente sob suspeita, quando seu dono, Carlos Augusto Montenegro se meteu a fazer militância vidente pró-Serra, nas páginas da revista Veja, em agosto de 2009 (figura abaixo).
De agora em diante, nem mesmo demo-tucanos confiam cegamente numa pesquisa do Ibope. Sempre precisarão de uma segunda opinião, para confirmar.
Pois o vidente Montenegro já é desmoralizado pelas suas próprias pesquisas suspeitas. Segundo ele o teto de Dilma seria entre 15 e 20%, e sua própria pesquisa suspeita já aponta 25%.
A pesquisa, mesmo que suspeita, foi muito boa para Dilma, pois mostra ela crescendo 8 pontos e Serra caindo 2, ou seja tirou uma diferença de 10 pontos entre dezembro e fevereiro. Até no suspeito IBOPE, confirma a tendência de forte subida de Dilma, e queda lenta de Serra, já apontada nas demais pesquisas deste ano.
Além da militância vidente de Montenegro pró-Serra, outros fatores enfraquecem a credibilidade desta pesquisa do IBOPE:
1) Ulysses Guimarães já dizia “A margem de erro é a margem de lucro das pesquisas”, e esta foi encomendada pelo maior reduto do DEMos paulista: a Associação Comercial de São Paulo (ligada a Guilherme Afif Domingos, secretário estadual do trabalho de José Serra), portanto uma entidade que "não colocaria objeção" em deixar a pesquisa esticar um pouquinho os números de Serra para cima e de Dilma para baixo.
2) Estranha escolha de fazer pesquisa na semana que antecede o carnaval (será porque as chuvas deram uma trégua? Será porque os paulistas que viajaram durante o carnaval sentiriam o efeito dos novos pedágios, se a pesquisa fosse feita depois?).
Ninguém que queira de fato tomar o pulso do eleitorado escolheria tal data, véspera de feriado de carnaval, quando a maioria da população está mais interessada em aproveitar férias ou feriadão do que pensar a sério em política.
Isso parece coisa de quem não quer ver seus números comparados com outros institutos no mesmo período. Se outras pesquisas vierem com outros números mais favoráveis para Dilma, Montenegro poderá usar como álibi o fato de ser datas diferentes.
3) A divulgação na quarta-feira de cinzas, também é coisa de quem mais quer esconder do grande público, do que divulgar. Parece coisa de quem quer usar as pesquisas apenas para evitar a debandada de políticos nos palanques regionais, que começam a abandonar Serra, preocupados com a derrota. A pesquisa serviria para mostrar que Serra não está tão decadente assim, teria caído apenas 2 pontos.
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7 Comentários:
Para o Carlos Augusto, faltou humildade, para começar... vergonha na cara, para completar e competência para terminar.
Agora vamos e venhamos, pesquisa eleitoral é uma furada, é um bando de gente inventando índices para tornar a amostra representativa e de olho na pesquisa dos outros para não fugir muito. E a margem de erro? Se não é possivel garantir o nível de confiança de 95%!!!
Isso tem nome: Xunxo.
Amigos, apenas uma correção. O nome correto é Guilherme Afif Domingos, e não Domingues. Abraços! (LAP)
Não tenho a menor dúvida de que Dilma já ultrapassou o Sanguessuga do Zé Alagão.
Oi Zé Augusto, eu tive uma impressão bem próxima à sua. As semelhanças com os resultados Vox Populi, com dois a mais para Serra e dois a menos para Dilma, manipulação leve para não ficar muito discrepante com a Vox Populi e Sensus o que chamaria a atenção, mas suficiente para detonar o empate técnico decretado pelas outras pesquisas, dando sobrevida a candidatura Serra e diminuir as pressões internas. Há muito tempo eu não via uma pesquisa com os resultados tão escrachadamente previsíveis como essa. Se tiver paciência para ler aqui vai a minha modesta opinião sobre essa pesquisa: Montenegro dá sobrevida à candidatura Serra http://bit.ly/cqGqSf
Agora é só torcer para o Botafogo perder a taça guanabara que minha alegria será completa !!!!
Montenegro sufú....
O rei do ato falho. Dã uma olhada no segundo paragrafo onde se mistura comparada com comprada.
"Enviado por Ricardo Noblat -
18.2.2010
| 9h09m
COMENTÁRIO
Dilma cresce. Serra é duro na queda
Para explicar resultados diferentes, os donos de institutos repetem o ensinamento consagrado de que pesquisas de intenção de voto não podem ser comparadas - salvo se elas tiverem sido aplicadas por um mesmo instituto.
Assim, uma pesquisa Ibope só pode ser comprada com outra pesquisa Ibope. Uma pesquisa Datafolha com outra pesquisa Datafolha - e por aí vai.
Faz sentido a justificativa oferecida para isso. Cada instituto tem sua própria metodologia.
O Ibope, por exemplo, entrevista os eleitores em suas casas. O Datafolha prefere entrevistá-los nas ruas.
O tamanho das amostras varia de instituto para instituto. Quanto maior o número de entrevistados, menor a margem de erro.
...."
Quasqquasqquasqhuahuahuahua!!!!!! O Montblanc se UDEU!!!!
Ruy Barbosa maciel- Governador Valadares MG
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