Pages

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Kassab só não congela dinheiro para propaganda

No ano em que a Prefeitura de São Paulo promete retomar o programa de recapeamento na cidade, metade dos recursos previstos no Orçamento para obras de pavimentação e manutenção de ruas foi congelado. Dos R$ 242 milhões que seriam destinados a serviços de melhoria das vias paulistanas, R$ 120 milhões estão retidos.

Kassab também congelou os investimentos em recapeamento, no ano passado. A arrecadação, no entanto, foi 3,6% maior que em 2008, sem correção da inflação. O reflexo dessa decisão é sentido agora pela cidade, no período das fortes chuvas, quando os alagamentos facilmente abrem buracos.

Kassab: R$ 103 mi em publicidade

Segundo matéria publicada hoje no jornal da Tarde, os gastos em publicidade da gestão Gilberto Kassab (DEM) chegaram a R$ 103,4 milhões em 2009, ano em que o prefeito congelou recursos alegando impacto da crise financeira na arrecadação. O valor é quase o dobro dos R$ 52 milhões de 2008 e consta de relatórios semestrais da Secretaria Municipal de Comunicação.

Só três empresas municipais - Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), São Paulo Turismo (SPTuris) e São Paulo Transportes (SPTrans) - bancaram R$ 20 milhões das ações de marketing, valor que será superado este ano. Isso porque só a SPTuris fechou em janeiro dois contratos, de R$ 15 milhões cada, com a Lew Lara/TBWA Publicidade e Propeg Comunicação, por seis meses.

Para este ano, Kassab prevê gastar R$ 126 milhões em propaganda apenas na administração direta (secretarias), 52,5% a mais que os R$ 82,6 milhões em 2009. Nesta conta, contudo, não entram despesas de autarquias e empresas municipais no setor, como os R$ 30 milhões contratados pela SPTuris para promover o turismo da capital pelo País e no exterior.

A elevação dos gastos com propaganda pode gerar efeito em 2012, ano de eleição municipal, pois a legislação eleitoral limita o gasto com publicidade no ano da disputa ao total utilizado no ano anterior (no caso, 2011) ou à média dos três primeiros anos de governo (2009/2011).

Posse de pets ‘supera’ dengue

O gasto em propaganda em 2009 bancou 29 campanhas veiculadas em rádio, TV, jornais, revistas e internet, indica balanço da Comunicação. A peça mais cara foi a que abordava a posse responsável de animais (R$ 6,9 milhões), levada ao ar entre 2 e 31 de julho, seguida da mobilização de pais na educação (R$ 6,7 milhões) e da campanha de prevenção contra a dengue (R$ 6,6 milhões), veiculada entre 19 de janeiro a 31 de abril.

Já as ações de prevenção e combate às enchentes, problema crônico na capital, tiveram o quarto gasto em campanha publicitária (R$ 6 milhões), com circulação entre 19 de janeiro e 28 de fevereiro.

A Prefeitura também gastou R$ 4,1 milhões para divulgar as AMAs (Unidades de Assistência Médica Ambulatorial) Especialidades e R$ 2,3 milhões para promover a Virada Esportiva em setembro.


VITRINE
R$ 20,8 mi
FORAM GASTOS EM 2009
por empresas municipais da capital em propaganda

R$ 30 mi
QUER USAR A SPTURIS
em publicidade nacional e fora do País em 2 contratos de 6 meses

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração