Mas a realidade da insegurança pública para o cidadão paulista passam longe do divã e de "sensações" psicológicas.
Segundo um jornal do próprio PIG, o Estadão, o ano passado registrou piora generalizada nos índices de crimes no Estado de São Paulo.
Os roubos alcançaram o mais alto valor da série histórica, com 257.004 ocorrências, 18% acima do ano anterior.
Também cresceu o total de casos:
- latrocínios (roubo seguido por morte),
- sequestros,
- roubo e furto de veículos.
Para piorar, a violência policial também aumentou. No ano passado, foram registrados 549 casos de resistências seguidas de morte - quando a vítima morre em supostos confrontos com a polícia. O total é 27% maior do que os 431 casos contabilizados no ano anterior.
São raras as notícias positivas no balanço da Segurança Pública no ano passado, e quando aparecem tem explicações desanimadoras.
Uma delas foi o crescimento na apreensão de entorpecentes, que subiu 11% em relação a 2008. Mas... coincide com a troca de comando do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc). A antiga direção do órgão que deveria combater o narcotráfico é acusada por tráfico de drogas, e revender drogas apreendidas e não registradas. Portanto não há o comemorar, pois a polícia, a princípio, voltou apenas a cumprir sua obrigação, que não cumpria antes.
Até mesmo os homicídios, que vinham registrando uma sequência histórica de queda na última década, tiveram ligeiro aumento no ano passado - 3% no Estado, com ligeira queda de 2% na capital, onde houve 1.235 assassinatos. Os demais cidades da Grande São Paulo tiveram uma boa queda (-11,2%, com total de 1.202 assassinatos). Mas o crescimento dos homicídios no interior do Estado foi maior do que a diminuição na região metropolitana.
Morte por roubo, furto e estupro atingem níveis preocupantes
Os casos de latrocínios (roubo seguido de morte) também registraram aumento preocupante. Cresceram 14% em relação a 2008, com 304 casos, total maior do que os registrados nos três anos anteriores.
As ocorrências de extorsão mediante sequestro também aumentaram, chegando a 85 casos, ante 60 em 2008.
Outros dados que registram elevação surpreendente foram as ocorrências de furto e estupro. No primeiro caso, foram contabilizados 528.933 furtos no Estado, 8% a mais que em 2008.
Polícia política em vez de polícia cidadã
Não falta policiais alocados em pelotões de choque para reprimir protestos pacíficos. A polícia tem sido usada sem economia de recursos para baixar o cassetete em trabalhadores sem-terra, estudantes, moradores de comunidades carentes, e até a inacreditável alocação da Polícia Militar contra uma manifestação dos policiais civis por melhores salários.
O uso da polícia, pelo governo José Serra, com fins de repressão política, a desvia da atividade fim, que é proteger o cidadão.
4 Comentários:
Tuso isso e nenhum orgão de imprensa cobra as otoridades, ao contrario, querem como a redtv um panfleto pra melhorar a imagem do vampirão, por que ele já sabe quem vem chumbo grosso contra ele, mas eleições vão cobrar a sua pessima administração em sp, aí pessoal, n]ão terá mirdia que o salve.
NOTÍCIA EM DESTAQUE QUE NÃO SAÍ DE JEITO NENHUM DA HOME DO UOL! POR QUE SERÁ HEIN??? DESDE MANHÃ, LÁ...
Exportações caem e derrubam produção
Não é necessário subir juros agora, diz Mantega
Aprovada mudança no cálculo de reajuste da luz
O POVO CANSOU, SÓ A IMPRENSA DO PIG, QUE DEPENDE EXCLUSIVAMENTE DO POVO, NÃO VIU. COMO NÃO PODEMOS ELEGER LULA, ESTE ANO, VAMOS DE DILMA, PARA DAR CONTINUIDADE À POLITICAS SOCIAIS E ECONOMICAS DO LULA, ESTE HOMEM PREDESTINADO QUE ELEVOU O SENTIMENTO DE BRASILIDADE DO NOSSO POVO E NOS DEU ALTIVEZ. QUE VENHA ESSA IMPRENSA GOLPISTA COM SEU CANDIDATO DO ALAGÃO, DO PEDADAGIO E DAS PRIVATIZAÇÕES.
PESSOAL, AMIGOS DO LULA, TÁ NA HORA DA GENTE AUMENTAR A CORRENTE DE INFORMAÇÃO, DE CONSCIENTIZAR AS PESSOAS QUANTO A IMPORTANCIA DA CONTINUIDADE DO PROJETO LULA; DAS AÇÕES E MANIPULAÇÕES DA GRANDE IMPRENSA PARA BENEFICIAR O SEU CANDIDATO E PREJUDICAR LULA E CONSEQUENTEMENTE LULA. LEMBREM-SE NÓS TEMOS INTERNET, TEMOS RÁDIOS COMUNITÁRIOS, TEMOS PEQUENOS JORNAIS, TEMOS OS TRABALHADORES COM SEUS RESPECTIVOS SINDICATOS, TEMOS ASSOCIAÇÕES, TEMOS OS TRABALHADORES FAMILIARES, TEMOS O BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMILIA, TEMOS O POVO. PENSEM! TEMOS UMA NAÇÃO PRA DIZER QUE A GRANDE IMPRENSA ESTÁ MENTINDO, MANIPULANDO, OMITINDO INFORMAÇÕES. VAMOS USAR ESTE NOSSO GRANDE PODER. UM ABRAÇO CAMARÃO
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração