Embora a candidatura de José Serra ainda não tenha sido formalizada, a estrutura de pré-campanha que o PSDB está montando tem a cara e a chancela, em todas as áreas, do governador de São Paulo.
Sem uma militância organizada e engajada como a do PT, o PSDB aposta numa estratégia de comunicação on-line --a cargo da Loops Mobilização Social-- e já convidou um especialista em marketing digital para a coordenação das ações dos tucanos na internet.
Os dois foram avalizados por Serra. Além do desafio de mobilização de militantes para um partido nascido da vida parlamentar, a Loops se dedicará à captação de doações e ao monitoramento de informações divulgadas na internet, com especial atenção na conversação no ambiente das redes sociais.
Recém-criada por quatro jovens --entre eles, Arnon de Mello, filho do senador Fernando Collor--, a Loops vai atuar sob a coordenação do empresário Sérgio Caruso, da agência Sinc.
Em seu portfolio, a Sinc inclui LG, Citröen e Unibanco entre seus clientes de campanhas realizadas na rede.A Loops já tem experiência em trabalhos com partidos políticos, pois trabalhou para o PV em 2008 e também deve cuidar da estratégia de mobilização na web da campanha de Fernando Gabeira ao governo do Rio.
Seus diretores foram apresentados a Serra pelo ex-deputado e atual presidente da Emplasa, Márcio Fortes.Caruso, por sua vez, aproximou-se dos tucanos por intermédio do publicitário José Roberto Vieira da Costa, conhecido como Bob. Fortes e Bob são homens de confiança do governador de São Paulo.
Segundo o secretário-geral do PSDB, Eduardo Jorge Caldeira Pereira, Caruso deverá "gerenciar o projeto de atuação na internet". O PSDB não informou o valor dos contratos.
Há um mês, o partido exibe, em caráter experimental, um blog com munição para militantes. Batizado de "Brasil é com S", oferece argumentos para o debate político.
Isso explica, em boa medida, a preocupação quase nula com o visual: o blog prioriza conteúdo informativo sobre os governos Serra, em São Paulo, e, na esfera federal, FHC e Lula. Os textos são publicados na página em categorias como "Bolsa Família" e "Mensalão".
Desde o ano passado, o PSDB leva ao ar o site "Gente que Mente", sob a responsabilidade da jornalista Cila Schulman. Secretária de comunicação dos governos de Jaime Lerner, no Paraná, Schulman também foi contratada pelo PSDB --o domínio de internet está registrado em nome do próprio partido, o que é bastante raro.Essas contratações aconteceram à revelia do jornalista Luiz Gonzalez, cotado para assumir a coordenação de comunicação da campanha de Serra.
Fora a equipe de internet, o PSDB está contratando para a assessoria jurídica o advogado Ricardo Penteado. Tradicional colaborador das campanhas de Serra, Penteado atuará nas ações contra o PT em Brasília.
Sua contratação é apontada como mais um indício de que o PSDB monta uma equipe afinada com Serra. Além de uma amostra da disposição de oferecer uma boa estrutura, o movimento do PSDB é uma tentativa de tornar irreversível a candidatura de Serra. Com sua equipe montada, o governador nem poderia pensar em desistir da disputa. Na Folha do Serra
3 Comentários:
O Psdb deveria ter cuidado com os gastos de campanha pois não terá toda aquela grana que teria do DEM de Brasília, pois lá a mina está secando.
O Kassab também está sob investigação e não vai poder torrar muita grana na campanha do Serrágio.
Pos estes motivos o Serra não deve torrar muita grana, pois depois que perder as eleições não terá dinheiro para pagar tanta gente que vai investir e não vai ter retorno.
Nao tem nem chance! O PT e o PMDB saberão contonar pois , o DEM e o PSDB, como disseras "nao tem uma militância organizada e engajada como a do PT,"
Dilma 2010 !
Se otimismo ganhasse alguma coisa, o TIMÃO era campeão em tudo, não subestimem o PSDB, o PT que não se arme que vai ver o que acontece, toda a mídia esta com eles, já vimos algumas amostras do que estão dispostos pela presidência, pois com a famosa frase "Publicamos a bem da verdade, pois não havia fatos que negassem o ocorrido de forma contundente".
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