Pages

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Diferenças do Brasil profundo: MPF/SE processa Telemar por problemas em orelhões

Nas redações demo-tucanas, onde não conhece o Brasil profundo, nem mesmo a vida da classe média baixa, os serviços de telecomunicações privatizados são tratados como se fossem uma benção de FHC, uma maravilha. Nada mais falso.

Os colunistas com celulares corporativos, pagos pela empresa, ou dados como cortesia, com recursos 3G, GPS e mais a repimboca da parafuseta, não enxergam que há cidades onde os moradores não conseguem chamar a ambulância do SAMU no 192, porque os orelhões ainda são a única alternativa economicamente viável e não funcionam. Ainda existem muitos lugares onde celular não dá sinal e a telefonia fixa não chega ao domicílio, por razões financeiras.

Salvo, uma parte da telefonia celular, FHC vendeu a rede que já existia, em vez de fomentar o desenvolvimento de uma nova rede, espelho à que existia, para concorrer e gerar melhores serviços, tarifas mais baixas, e mais empregos.

A telefonia, sobretudo a fixa, transformou-se num oligopólio privado, com as privatizações.

Com a banda-larga, a telefonia fixa caminha para a extinção a médio prazo, mas enquanto isso, o povo sofre com tarifas altas, serviços ruins e até mesmo inexistência de serviços em algumas localidades. Daí a importância do ressurgimento de uma nova empresa como a Telebras.

A Telemar está sendo processada pelo Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) por deixar fora de funcionamento os telefones públicos de diversos povoados do município sergipano de Malhador. Um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) apontou as deficiências de serviço em localidades que sequer dispõem de linhas particulares de telefone.

A procuradora da República Lívia Nascimento Tinôco pede na ação que a Justiça Federal determine liminarmente a regularização dos serviços no prazo de 20 dias. A ação pede ainda que, ao final, a empresa seja condenada ao pagamento de danos morais coletivos e que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fiscalize o cumprimento das obrigações determinadas à Telemar.

Um relatório de fiscalização da Anatel aponta que a Telemar não tem atuado de maneira preventiva na detecção de problemas nos telefones públicos, não tem atendido com celeridade os pedidos de conserto feitos pela população, tampouco tem garantido a possibilidade de realizar chamadas para o 190 (serviço de teleatendimento da Polícia Militar).

“Está ocorrendo descontinuidade da prestação do serviço provocada pela inoperância dos orelhões nos povoados que só possuem este meio de comunicação por períodos extremamente prolongados. Os usuários estão sendo cerceados da garantia do usuário ao acesso aos serviços de emergência, principalmente nos povoados”, destaca, na ação, a procuradora Lívia Tinôco.

A procuradora esclarece ainda que a má prestação do serviço público por parte da Telemar configura dano moral coletivo à população dos povoados Adique, Alecrim, Antas Palmeiras, Poço Terreiro, Saco Torto e Tabua. “Por óbvio que a prestação de serviço público pela concessionária Telemar não atende aos interesses da população, pois não fornece um serviço adequado, eficiente, contínuo e de boa qualidade”, afirma na ação.

3 Comentários:

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Os Governos de RS, DF, MG e SP, usaram dinheiro da Saude para equilibrar seu neo liberalismo, mis neste link http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=27773 “Ao todo, o prejuízo gerado aos sistemas de saúde desses estados passa de 6,5 bilhões de reais, sem falar nas consequências para seus usuários, justamente os brasileiros mais pobres”, o Psdb faz igual ao seu patrão o PIG “(” eu quero que pobre se exploda”).
Um pensamento para o fim de semana, O Desgoverno de FHC-368, (tenho o desejo que seja enforcado por seu desgoverno) assumiu o Brasil Triplicou todo o que havia: divida, emprestimo com FMI, desemprego, ma saude, educação, e muito mais e Privatizou o que deu, e olha que deve ter entrado dinheiro, com esta privataria e o deficit interno que era para chegar a zero, foi as alturas do sol, a balança comercial negatia e criaram a CPMF, onde foi para tudo isto, como explicar para alguem que tire 30 minutos para pensar…….FHC-368 é sociologo um cara estudado, com muitos amigos, com faciolidades em altas esferas. ma vem ai o analfabeto (LULA) e em 7 anos sem CPMFo Brasil esta como com divida paga, contas equilibrada, emprestando dinheiro, investimento em todos os setores…. podem começar analizar ou temos que pedir ajuda ao FMI.

Anônimo disse...

Nos bairros do Catete e Famengo só funciona 1 por cento dosorelhões. Além de mudos, estão caindo aosa pedaços. A população é culpada ? concordo plenamente, mas o poder público tem que ensinar com propaganda massiva e multas pesadas. Mas também dar o exemplo. Pagamos muito caro por um serviço capenga. Quero meui dinheiro de volt!!!!

miriam disse...

Interessante, para o PSDB E O DEM, tudo que acontece de errado ( como as enchentes de SP), é culpa dos pobres. Eles nao tem o minimo de ideia do alto grau de hipocrisia que eles mesmos tem. Falácia! Só falácia! Durante muito tempo eles enganaram o povo e , principalmente a classe média "elitista", que governo nao é para fazer algo pela populaçao, para a populaçao...assim eles tem agido durante todo o seu desgoverno e pensavam que tudo ficaria por isso mesmo e, que todos continuariam a pensar "é nao tem jeito, a vida nao vai mudar, nasci pobre, vou morrer pobre, devo continuar pagando meus impostos e nem mesmo sei para quê." A musica do Pedro Pedreiro. mas na realidade o governo do LULA veio para mostrar onde nosso dinheiro deve ir e o que pode ser feito em beneficio da população.
Os elitistas achavam que sempre iriam se beneficiar e que continuariam enganando seus "escravos" de que politica é assim mesmo. DIZEM ELES QUE nada deve ser feito em proteçao ou paternalismo aos carentes. PEDRO PEDREIRO NAO SE CANSE!!!
Estamos vendo que é possivel fazer algo, que é possivel, que é possivel. DESEJO QUE TODAS AS FALCATURAS POSSAM VIR À LUZ E TRAZER JUSTIÇA SOCIAL.Em todas as esferas. Que os politicos comecem a temer, que a Mídia comece a temer.
Isto só mostra que a JUSTIÇA, algo tão profundamente ligado ao carater de Deus e, que deveria ser nossa FOME (COMO JESUS DISSE: QUEM TIVER FOME E SEDE DE JUSTIÇA, SERÁ FARTO!)
SEI QUE ISTO OCORRERÁ NO REINADO DE CRISTO, MAS AQUELE QUE ESPERA EM DEUS, SABE, QUE DEUS É JUSTO e ANSEIA PELA JUSTIÇA. E AQUELES QUE TEM ENVERGONHADO A DEUS, TENTANDO SE UTILIZAR DA FÉ DE MANEIRA ERRADA E EGOÍSTA, QUE POSSAM ENTENDER DE QUE COM DEUS NAO SE BRINCA. MAIS COISAS VAO VIR A LUME.
ELE TRAS A LUZ TUDO AQUILO QUE ESTÁ ESCONDIDO.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração