Pages

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

TCU tenta eleger José Serra

O ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) rebateu ontem as críticas da oposição de que o Presidente Lula "tratorou" o Congresso Nacional ao liberar obras que foram vetadas pelo Legislativo no Orçamento Geral da União, aprovado no fim de 2009. Padilha disse que Lula tem a prerrogativa de vetar matérias que considera necessárias, especialmente porque agiu com o apoio de parlamentares governistas e da oposição.

"O coordenador do comitê de obras irregulares da Comissão Mista de Orçamento é um deputado do DEM, deputado Carlos Melles [MG]. Ele, na semana passada, em avaliação que fez em reunião de trabalho junto com outros deputados da oposição, levou a impressão do comitê de que solicitaria a retirada dessas obras. Também foi posição do presidente da Comissão Mista de Orçamento e outros deputados que dela fazem parte", disse Padilha.

Padilha disse que, além do apelo de parlamentares e de governadores e empresários, Lula decidiu liberar as obras para manter o emprego de 25 mil trabalhadores. "Manter as obras das refinarias em quatro Estados [PR, PE, RJ e ES] é fundamental para manter pelo menos mais de 25 mil empregos. Essa não foi decisão que o presidente tomou isolado", disse o ministro.

Há muito tempo, este blog tem denunciado que o TCU está aparelhado por políticos do DEM e PSDB.O Dem, já anunciou que, exige que o governador José Serra, tenha um vice do Partido.Antes do escândalo em Brasília, o nome mais cotado era o do governador. Arruda. O TCU tão rigoroso com as obras do PAC, faz vista grossa quando se trata de obras superfaturadas em São Paulo.

Sobre a recomendação do TCU de paralisar obras do PAC, Chama atenção, no relatório do TCU a ausência de obras de São Paulo, um exemplo é o Rodoanel, vitrine do presidenciável José Serra. Quem dá a ordem de paralisação são dois ministros originários do DEM: Aroldo Cedraz,da bancada de ACM, e, José Jorge ex-candidato a vice-presidente na chapa de Alckmin em 2006 e ex-senador do DEM de Pernambuco..

3 Comentários:

José Lopes disse...

O jornal o globo e a globo fizeram o maior escarcéu com essa notícia. A globo entrevistou o irritado senador Alvaro Dias do PSDB que criticou o presidente Lula. O globo colocou em manchete de primeira página. Mas as coisas não são bem assim. Segundo José Dirceu...

"José Dirceu: Lula e o TCU cumpriram com suas obrigações.

Quando Ubiratan Aguiar, o tucano que preside o Tribunal de Contas da União (TCU) afirma "cumprimos nossa parte”, ele diz exatamente o que a Constituição manda: o TCU é um órgão auxiliar do Legislativo e o Orçamento aprovado por este, segundo a mesma Constituição, só pode ser executado depois de sancionado pelo Executivo que, pela mesma Lei maior do país, tem poder de veto.

O presidente Lula não fez outra coisa senão exercer seu direito constitucional ao vetar artigo e assegurar R$ 13,1 bilhões para quatro obras da Petrobrás, que segundo o TCU apresentam irregularidades "graves" como preços acima dos de mercado e falhas nos projetos.

As obras são a refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, construída em parceria com a PDVSA - Petróleo da Venezuela S/A; Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR), do Paraná; terminal petrolífero de Barra do Riacho, no Espírito Santo; e o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ). Se o presidente não assegurasse a continuidade dessas obras e as interrompesse como quer o TCU, simplesmente estaria desempregando 25 mil trabalhadores.

O TCU, por sua vez, jamais provou suas acusações, até porque essa não é atribuição sua. Já a Petrobras e o governo demonstraram exaustivamente a não existência de irregularidades nos projetos e nas obras, o que foi fartamente comprovado na CPI da Petrobras pedida e organizada pela oposição no Congresso Nacional."

Não sei porque o governo não entrou com pedido de direito de resposta. A gente rema prá frente e o pessoal rema com pá de chumbo.

José Lopes disse...

Mais uma coisinha. Esse nosso blog foi um dos primeiros a prestar silidariedade ao presidente Lula após seu mal estar. Os grandes jornais publicaram, as revistas e emissoras de TV e rádio idem. Só o site do PT, o site do partido do presidente não disse nada? Não queremos saber das notícias relacionadas ao presidente Lula apenas pela mídia nem sempre confiável. Queremos a notícia através de quem se pode confiar. Falta agilidade no site do PT. Dá para melhorar?

Anônimo disse...

Apenas uma observação: em São Paulo o órgão responsável pela fiscalização, nos moldes do TCU, é o TCE Tribunal de Contas do Estado, provalmente aparelhado pelos demo-tucanos para referendar o que faz o governador do "alagão".

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração