Pages

domingo, 17 de janeiro de 2010

Post interativo. Lula e seu isopor. Você concorda?



Existem imagens que valem por mil palavras e palavras que valem por mil imagens, algumas para o bem, outras para o mal. Lula carregando seu isopor, com a familiaridade de quem, aparentemente, já o fez centenas de vezes, é um exemplo das primeiras, com efeitos claramente positivos para ele e para quem com ele está

O verão de 2010 mal começou, mas seu retrato mais marcante, na vida política, já é conhecido: Lula equilibrando um isopor na cabeça, de bermudas e camiseta, calçando havaianas brancas. A foto foi feita quando ele saía da praia, com dona Marise o seguindo de perto, bolsa a tiracolo.

Houve outras imagens muito fortes neste início de ano, especialmente as de tragédias naturais, sejam internas, como os deslizamentos em Angra dos Reis, sejam acontecidas fora do Brasil, como o terremoto no Haiti. Ainda que chocantes, e por mais que as duas calamidades tenham sido amplificadas pela omissão de governos são, no entanto, imagens que poucas consequências trarão para nossa vida política. Até o fim do ano, terão se tornado retratos de catástrofes particulares, devastadoras para as vítimas e suas famílias, uma vaga lembrança para o conjunto dos brasileiros.

Lula e seu isopor, não. Essa é uma foto que tem tudo para ser lembrada em um ano como este, em que a população não vai apenas votar para escolher o futuro presidente, mas para se pronunciar sobre se está satisfeita ou descontente com o jeito de governar do atual. É cedo para dizer se ela vai concordar que a eleição é essa, mas é certo que Lula vai usar de sua imensa popularidade para levá-la a pensar dessa maneira.

Para quem deseja que a eleição presidencial se torne uma comparação entre "modos de ser", a foto é uma beleza. Nela, quase tudo que a campanha de Dilma tem a dizer de relevante para a vasta maioria do eleitorado está dito. Com a simplicidade e a clareza que fazem com que algumas mensagens sejam compreensíveis por todos.

Existem imagens que valem por mil palavras e palavras que valem por mil imagens, algumas para o bem, outras para o mal. Lula carregando seu isopor, com a familiaridade de quem, aparentemente, já o fez centenas de vezes, é um exemplo das primeiras, com efeitos claramente positivos para ele e para quem com ele está. Fernando Henrique dizendo que os aposentados são vagabundos é um exemplo das segundas, com efeitos altamente negativos para o próprio e seus aliados.

Umas e outras costumam durar anos, muito mais do que imaginavam seus autores quando as protagonizaram. A infeliz frase do ex-presidente continua viva no imaginário de eleitores de todos os tipos, como se vê diariamente em pesquisas qualitativas feitas de norte a sul do país. Até quem não tinha idade para votar em 1998, ano em que foi cunhada, se lembra dela. Coisa parecida acontece com algumas de suas predecessoras: a caspa de Jânio Quadros, o cheiro de cavalo de João Figueiredo.

Por tudo que tem afirmado, é claro o argumento central da campanha que Lula imaginou para sua candidata: convencer os eleitores de que seu governo foi melhor que o do PSDB por ele ser uma pessoa diferente, mais próximo do povo e mais preocupado com ele. Em 2010, na hora de escolher seu sucessor, os eleitores deveriam, portanto, identificar a pessoa certa para o cargo de maneira parecida. Quem eles querem que governe o país: alguém da "elite" ou alguém do "povo"?

A foto é tão favorável à tese do presidente que há quem suspeite que tenha sido encenada nos mínimos detalhes: marido e mulher juntos, a roupa dos dois, sua postura, o isopor inconfundível. Se foi, parabéns para quem a imaginou e produziu. É coisa de profissional, de quem sabe como pensa a maioria do eleitorado.

É pouco provável que Lula não soubesse que poderia ser fotografado em sua caminhada de volta da praia. Afinal, o trabalho dos fotógrafos é captar imagens, e o presidente não devia supor que estava em um lugar desconhecido por eles. Ao contrário. Quando, então, levantou o isopor e o colocou na cabeça, ele sabia o que estava fazendo.


Enfim, pode ser que, na hora de votar, as pessoas pouco se importem com tudo o que a foto sugere. Pode ser que queiram apenas fazer uma comparação racional de candidatos, preferindo Serra por sua biografia, mesmo que Dilma seja a representante desse presidente tão querido e tão "gente como a gente".Pode até ser. Apenas não é provável.

O texto foi escrito por, Marcos Coimbra é Sociólogo e dono do Instituto Vox Populi. Se, você não concorda com o que ele escreveu, o email dele é este:  marcoscoimbra.df@dabr.com.br

18 Comentários:

Jones disse...

Isso enoja a elite escravagista!

José Lopes disse...

Essa foto foi feita com lentes de longo alcance. É muito improvável que o presidente soubesse que estava sendo fotografado.

Mas, o que me trás aqui hoje não são as lentes que fotografaram o presidente em sua intimidade, em sua privacidade nos poucos momentos que tem para o mais do que merecido lazer. Infelizmente, não respeitam nem o seu direito a privacidade.

O que me trás aqui, repito, é uma matéria assinada pelo jornalista Mauro Ventura publicada Na Revista O Globo nº 286 de 17 de janeiro de 2010 quando entrevista um motorista de taxi. Em certo momento da entrevista o motorista de taxi diz com todas as letras: "Um dia entrou um chipanzé de bermuda, suspensórios e camisa do fluminense, com uma menina linda. Fiquei vendo pelo retrovisor. Eu estava curioso com o macaco e enlevado com a menina. Escrevi de propósito uma mesóclise errada..."

Vejam só até onde vai o racismo, o preconceito, um jornalista publica tamanho disparate em uma revista encarte de um jornal de grande circulação que se diz ético, embora a gente saiba que não é. O motorista não é nenhum ignorante uma vez que o jornalista Mauro Ventura começa a matéria da seguinte forma se referindo ao motorista: "Logo após nosso bate papo num pé sujo da praça Mauá em que citou - sem pedantismo- Terêncio, Nietzsche, Artaud, Kant e Elton Medeiros, Vário do Andaraí foi lutar boxe ...." (O nome do Motorista é Vário e também luta boxe)
O que me causa espécie é um jornalista publicar um tremendo disparate desses sabedor que chamar um cidadão negro de chipanzé e macaco é crime de racismo. Vou deixar aqui prá quem quiser o e-mail do jornalista Marcos Ventura mventura@oglobo.com.br
Este merece que carreguem na tinta.

Anônimo disse...

a foto mostra exatamente como é nosso presidente, um homem presidente e um presidente homem, que o PIG tenta sempre colocá-lo em situação de desconforto, mas nós levantamos o IBOPE dele extamente por ele ser o que a foto diz: um homem simples e solidário. Quanto a Marcos Coimbra, tá na cara o esforço para jogar um vernizinho de preparado em Serra. O caos em São paulo mostra melhoir para nós o preparo e a compet~encia de Serra do que essa constatação do Marcos Coimbra. Sua tentativa foi descolar Lula de Dilma e jorgar Serra como o novo e preparado. Cai fora, Coimbra!

É DILMA 2010!

Edson Júnior (Aracaju / SE)

Vera Pereira disse...

É um texto sarcástico. Pra dizer que Lula é o rei do marqueting político. Como tem oposicionista enrustido! Lula é um instintivo nessas coisas, não é um marqueteiro formado nas práticas do marketing criado nos EUA. Burrice desse Coimbra que andou se assanhando com a candidatura Aécio Neves. Incrível como essa gente diplomada no fundo, no fundo, se acha melhor que o Lula. Mas ainda não conseguiu elaborar um discurso eficaz para o PSDB. Porque o povo também tem instinto político, e sabe distinguir discurso pré-programado de afinidade real com o pensamento popular. Afinidade não se aprende na escola.

Antônio Alberto (Pe. Alberto) Mendes Ferreira disse...

BRAVO, PRESIDENTE LULA ! >>

NÓS LHE AMAMOS DO JEITO QUE O SENHOR É. >>

" ENQUANTO OS CÃES LADRAM, A CARAVANA, MANSAMENTE , PASSA !!!" >>

CANALHAS SÃO, SEMPRE, DESPREZÍVEIS. >>

>

Anônimo disse...

O Presidente é um homem do povo, que governa p/o povo,qual um brasileiro comum que nunca carregou uma caixa de isopor? Cada coisa!!!!!!!!!!!!!!Mariá

Anônimo disse...

Não é somente a matéria do Mauro Ven tura, que aliás já mostrou sua ´posição política há muito tempo, mas também a matéria enorme sobre o filme Lula, o Filho do Brasil, visivelmente comemorando o fato de o número de esxpectadores estar aquém das expectativas dos produtores. Sinto muito se tiverem prejuízo, mas para nós o que vale é o fato dele estar aí, com seus acertos e eventuais falhas, mas esclarecendo para quem não sabe a história desse homem simples que se tornou um vitorioso, arrastando consigo nessa enxurrada de sucesso o povo brasileiro mais simples, que ficou, durante décadas e décadas, esperando ver o bolo crescer para ser dividido (e bolo crescia pouco ou solava como na época do FHC e ficava só para os mais ricos). Tal como as conquistas do governo Lula, o filme será muito mais divulgado lá fora do que aqui, graças ao PIG. Para o povão que não tem grana para pagar o ingresso caro dos cinemas, resta esperar o lançamento em DVD e as cópias piratas.
Rede Globo, mentira você vê por aqui.

Malú disse...

Não importa se foi de propósito ou não. Se não foi, o Lula não se aborreceu com a foto. Se foi proposital, o Lula estava querendo passar uma mensagem e conseguiu. A mensagem que ele passou foi: "Eu não mudei. Sou Presidente da República, mas continuo o mesmo homem simples de sempre". Quanto ao conteúdo do isopor já vi várias suposições sobre o que ele carregava, a oposição, maldosa como sempre, arriscou: "cerveja, 51...". Já que o negócio é suposição, vou fazer a minha: O Lula estava carregando o Serra congelado, que conforme as últimas pesquisas está cada vez menor, para jogá-lo na primeira ribanceira que encontrasse.

Unknown disse...

Assino em baixo o comentário acima da Malú, endosso, carimbo e certifico.
"O Lula estava carregando o Serra congelado, que conforme as últimas pesquisas está cada vez menor, para jogá-lo na primeira ribanceira que encontrasse".

Anônimo disse...

Isto comprova que, como não podem destruir o presidente, se apegam a cenas corriqueiras da vida para tentar desqualificá-lo.
Um pum.

L Fernando disse...

Lula é uma pessoa simples e autêntica.

Os arrogantes tem dificuldade para entender isso.

Anônimo disse...

Esta foto diz tudo, LULA é do povo e vive normalmente como o povo brasileiro e, é por isso que nós gostamos dele e vamos eleger a sua candidata a Dilma.

Anônimo disse...

Antes esta foto do que a do Serra tirando meleca do nariz.
Que nojo!!!

Vera Lúcia de oliveira disse...

A Malu já disse tudo!

Helena™ disse...

Anônimo

Muito bem lembrado. A foto do Serra é mesmo um nojo!!

Thiago disse...

Quero que os amigos do sítio observem a agressão que esse arremedo de jornalista vem cometendo contra o Governo Lula e especialmente contra a Ministra Dilma Rousseff.
O caso é sério, pois além de desrespeitar a Ministra, desrespeitaram a 1ª Dama Dona Marisa.

Eis o link: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/mariahelena/posts/2010/01/15/toca-cirandar-258065.asp

Anônimo disse...

Já sei agora se devo ou não confiar nas pesquisas do VoXPopuli. O autor ou é muito ingênuo ou é mal intensionado. Hitler também tirava fotos magníficas beijando criancinhas. Todos os maus políticos fazem esse tipo de coisa. Me admira que alguém adulto seja capaz de cair nessa.

Anônimo disse...

Dilma, minha querida, vc certamente será nossa presidente. Mas me perdoe a sinceridade: Nem pense em reeleição, pois eu não vejo a hora de votar novamente em LULA, pra mim o MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS ATÉ HJ.
É Dilma de 2011 a 2014. Daí pra frente, até 2022 é LULA DE NOVO, COM A FORÇA DO POVO.
E DEUS é bom, vai dar saúde a este homem por muito tempo, pois o lugar dele no CÉU vai ser tão especial que vai demorar um pouco pra ficar pronto. Enquanto isso, ele vai ficar aqui, no Brasil e dando exemplo para o mundo do que é ser um Presidente.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração