Pages

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula ...



O ginásio Gigantinho ficou lotado e, entre uma atração e outra, os participantes do Fórum fizeram "ola" e entoaram cantos como "olê, olê, olê, olá, Lula, Lula"e "Lula, guerreiro do povo brasileiro".

Antes falou presidente da CUT, Arthur Henrique, que criticou a grande mídia brasileira e a criminalização dos movimentos sociais que ela promove. Bastou o presidente da CUT citar o nome da ministra Dilma Roussef para que o plenário respondesse em uníssono: "olê, olê, olê, olá, Dilma, Dilma".

O presidente lembrou que seu governo e várias ações governamentais foram produto de formulações dos movimentos sociais, com quem sempre procurou governar de braços dados, mantendo boas relações e promoveu diversas conferências nacionais os movimentos sociais influírem no governo.

Emocionou a platéia quando disse que o Planalto passou a abrir as portas para gente do povo, e citou quando recebeu um grupo de vítimas da hanseníese para reconhecer o direito à uma pensão previdenciária, e beijou o rosto das senhoras que, sempre vítimas de preconceito, nunca imaginaram que um presidente da República iria cumprimentar de forma tão carinhosa pessoas que tinham sequelas no rosto.

Ida a Davos

Declarou que vai a Davos, para o Fórum Econômico Mundial, e levou deleite ao público constatando que aquele fórum "não tem mais o glamour que eles pensavam que tinha em 2003".

Afirmou ainda que vai com orgulho ao Fórum de Davos, e argumentou as razões: ao invés de devedor, agora o Brasil é um credor do Fundo Monetário Internacional (FMI); segundo o presidente, o mundo desconfiava da sua capacidade de conduzir o Brasil, e, no entanto, "foi um torneiro mecânico quem mais fez escolas técnicas e universidades no Brasil"; o país possui a mais consolidada política de inclusão social do planeta; e, por fim, Lula lembrou que foi criticado quando disse que a onda da crise se manifestaria no Brasil como uma "marolinha", e agora "o resultado está aí", provoca Lula, citando os dados de 945 mil empregos com carteira assinada criados no setor produtivo privado neste ano, sem contar os cargos públicos.

O presidente aproveitou para anunciar que em março será lançado um segundo Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2.

Sobre Conpenhagem, a defesa do presidente é que o Brasil levou uma proposta ousada, mas que o debate terá que ser refeito no próximo encontro, no México, e o compromisso deve ser "cada um limpar sua própria sujeira", referindo-se à pressão feita pelo Brasil e outros países para que os países do centro (Estados Unidos, Inglaterra e outros) assumam metas mais ousadas de redução da emissão de gases e desmatamento.

Visita ao Haiti

Lula aproveitou o espaço ainda para defender a posição adotada pelo Brasil no Haiti, anunciou que visitará o país no dia 25 de fevereiro, que foram reforçadas as tropas brasileiras no país e ainda fez um apelo, para que o Fórum Social Mundial tire uma resolução: que haja uma constante preocupação para cada participante por um ano, até a próxima edição: dedicação à reconstrução do Haiti.

Lula provou um "aaahhhhhhhhhhhhh..." na platéia quando disse que seu governo estava acabando ... mas ... ele disse estar certo de que quem vem depois continuará e fará melhor... - quando o povo gritou "Dilma... Dilma..."

Mas Lula não apenas de seu governo e relações internacionais. Fez questão de falar sobre o Fórum Social Mundial, dizendo que o FSM deve encontrar uma forma de fazer mais gente participar de suas atividades, e ressaltou que a crise do capitalismo que se abateu sobre o mundo em 2008 abre espaço para o Fórum crescer.

Encerrando seu discurso, Lula avaliou que o FSM mantém "a mesma saúde, o mesmo vigor de 2003, mas está mais maduro, mais consciente, mais sabedor do que precisa fazer" e valorizou ainda o papel do Fórum de alimentar utopias. Leia mais aqui.

3 Comentários:

Anônimo disse...

Tenho certeza que o povo vai colocar Dilma Houssef na presidencia.
O contrario seria triste muito triste de verdade.
Esse presente de gratidão por tudo o que o presidente Lula fez pelo Brasil e pelo povo precisa ser esse: Um obrigado em forma de voto na Dilma.
Ole ole ole olá Lula, Lula!!!

Anônimo disse...

Enquanto isso, nenhuma notícia na "grande"(?)im
prensa.

Anônimo disse...

Tá em todos os jornais. Esse papo do "enquanto isso, nada na grande midia" aparece em todos os posts aqui, e, em todos os casos já tinha saído nos jornais. Fiquem mais atentos para não começarem a passar por loucos.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração