Conforme já antecipou este blog, o Presidente Lula receberá o prêmio de Estadista Global do Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), no dia 29. Esta é a primeira edição da homenagem, criada para marcar o aniversário de 40 anos do Fórum.
Conforme a organização do evento, o prêmio tem o objetivo de destacar um líder político que tenha usado o mandato para melhorar a situação do mundo. "O presidente do Brasil tem demonstrado verdadeiro compromisso com todas as áreas da sociedade", disse o fundador e presidente do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab, em nota à Agência Estado.
Segundo ele, esse compromisso tem seguido de mãos dadas com o objetivo de integrar crescimento econômico e justiça social. "O presidente Lula é um exemplo a ser seguido para a liderança global."
A entrega do prêmio será feita pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e está prevista para às 11h30 (horário local; 8h30 de Brasília) do dia 29, quando o Presidente Lula fará um discurso. Em seguida, terá início um painel de discussão sobre o Brasil. O objetivo é debater os atuais condutores do crescimento do País e os desafios à frente.
Entre os participantes do painel estarão o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, o copresidente do conselho de administração da Brasil Foods, Luiz Fernando Furlan, o presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young e o vice-presidente do argentino Banco Hipotecario, Mario Blejer. Lula também fará o encerramento do painel sobre o Brasil.
10 Comentários:
Sobre o tema, interessante a análise do Cândido Grzybowski a respeito:
Davos busca Lula para fugir da irrelevância, diz ativista.
No trecho específico, em contexto:
"RBA – O que Davos busca com o convite a Lula, premiado como personalidade do ano de 2009?
"Lula pode ajudá-los a não ficar de todo insignificantes como fórum, porque em 2009 não se deu notícias. Neste, o fato de Lula ir lá é notícia" – Cândido Grzybowski, diretor do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase)
Desde que Lula apareceu, eles têm feito esforços de aproximá-lo. No início, acredito que com a ideia de convertê-lo e, hoje, porque me parece ser uma personalidade inconteste no mundo – é mais contestado internamente. Pela primeira vez, darão um prêmio personalidade do ano, e não é certo de que repetirão em outras ocasiões.
Há um reconhecimento e um esforço de se mostrar próximos a uma agenda mais social, além de um fato incontornável de que Lula é uma grande personalidade mundial. Lula pode ajudá-los a não ficar de todo insignificantes como fórum, porque em 2009 não se deu notícias. Neste, o fato de Lula ir lá é notícia. Mas ele também vai a Porto Alegre."
"Muita gente que está em Davos não gosta de mim, sem me conhecer".
Lula pronunciou esta frase no Forum Social Mundial, em 24 de janeiro de 2003, dois dias antes de discursar no Forum Econômico de Davos. Pois é. Agora Davos conhece Lula como a palma da sua mão. Conhece tão bem que vai lhe oferecer um prêmio inédito pelos serviços prestados ao capitalismo internacional. O resto é blá blá blá. Davos realmente não conhecia Lula. Agora conhece, agradece e premia. É como este Blog sempre diz: não há socialista que não sucumba à magia do dinheiro. Ainda mais se a origem for o peleguismo sindical.
estrebucha oposição.
Se ele é o cara mais esperado nos dois fóruns mundiais, é por algum motivo.
O motivo é o fato de ele trazer desenvolvimento econômico e não abrir mão do desenvolvimento social. Caso único no mundo. Como diz a matéria, "um exemplo a ser seguido".
Esse é nosso grande líder, um presidente unico, uma alma boa, uma pessoa maravilhosa.
Presidente Lula o senhor orgulha e nos deixa muito orgulhosos de termos o senhor como exemplo.
Obrigado por seu trabalho por esse país.
O PSDBosta agora corta os pulsos de inveja, hehehehe...
Queria ver a cara do FHC depois (de mais uma) dessa...
O Lula vai entrar para o Guiness como o Estadista que mais ganhou prêmios no ano de sua criação, pois além desse, o jornal Le monde, dentre outros,criou o prêmio de personalidade do ano, e quem foi o homenageado? Quantos mais serão criados e Lula ganhará? Aguardemos.
Eu como brasileira me sinto orgulhosa de ver o reconhecimento internacional ao Presidente Lula. Isso é uma prova de que se sua candidata não for eleita, a Ministra Dilma, Lula tera no momento que quiser um elevado cargo em algum organismo internacional e poderá, ainda, fazer alguma coisa por esse nosso Brasil principalmente no campo da educação.
"EVERYBODY LOVES LULA"
FORA PSDBestas DEmentes e Pig'SS!!!
QUERO LULA DE NOVO QUERO DIMA 2010 MEU POVO!!!
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração