Pages

sábado, 23 de janeiro de 2010

Lula discursa, Serra ouve: "tivemos Presidentes neste país que não fizeram uma única universidade"


O Presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff participaram da inauguração do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE).

Apesar do laboratório ser federal, o governador demo-tucano José Serra (PSDB/SP), foi convidado por ser em Campinas, no Estado de São Paulo.

O presidente Lula, em seu discurso, deu um recado a José Serra, defendendo o PAC dos ataques do partido de Serra e lembrando que o governo demo-tucano de FHC/Serra não fez nenhuma Universidade, comprometendo o desenvolvimento da ciência e tecnologia nacional:

"... Eu disse, hoje, que quando o Sergio Rezende foi fazer o PAC de Ciência e Tecnologia, que tem muita gente que participou da elaboração do PAC, eu disse que foi a primeira vez que eu vi a comunidade científica, por unanimidade, aprovar um programa com a consciência de que também aquele programa não era um programa do ministro Sergio Rezende como habitualmente acontecia no Brasil. O ministro faz um programa, que é muito mais um desejo pessoal seu, quando ele sai, entra outro ministro faz outro programa que é outro desejo pessoal, e você termina não tendo programa, você termina tendo teses acadêmicas dos ministros que vão se sucedendo. O programa que nós fizemos para o PAC não é um programa do Sérgio Rezende. Ele não controla esse programa, porque a comunidade científica está inclusive controlando a aplicação dos recursos do PAC de Ciência e Tecnologia. E eu acho que essa é uma coisa importante que acontece no Brasil.


Da mesma forma, os investimentos na educação: ... já temos 13 universidades federais novas ... os reitores aqui presentes sabem, são 105 extensões universitárias espalhadas pelo Brasil, ... É isso o que... vai mudar a cara definitiva deste país... A gente não tem que ficar preocupado a que partido pertencemos... Nós temos que ter um programa que envolva as necessidades seculares deste país. Nós tivemos presidentes da República neste país que passaram o mandato inteiro e não fizeram uma única universidade. Então, a defasagem nossa é muito grande. Se cada um fizer quatro, se cada um fizer cinco, se cada um fizer seis, a gente vai atender as necessidades da demanda, que é muito grande."

3 Comentários:

Jorge Marques disse...

Digamos que são as leis da política: "Todo Serra tem o FHC que merece"; ou "Quando o Serra pensa que já deu tudo errado, lá vem o FHC com seu ‘inefável carisma’ às avessas".

Amigos, sigam-me no Twitter
http://twitter.com/pontovista

Um grande abraço,

Dilma Presidente 2010
http://jromarq.wordpress.com/

Vera L. de Oliveira disse...

Dá-lhe, presidente LULA, bota essa corja no seu devido lugar: a lata de lixo!

Thomás Vasconcelos disse...

De fato!
O estado de Minas Gerais é famoso por ter uma grande quantidade de universidades federais, são pelo menos umas 5.
A Bahia, com toda a sua extensão, sempre teve UMA. Graças a Lula, hoje temos mais duas! E a UFBA, que antes era a única, vem sendo ampliada com o REUNI. Coisa nunca antes vista na história deste estado.

Sem contar com as escolas técnicas, que foram totalmente esquecidas na era FHC.

Obrigado Lula! Estudo em uma Universidade Federal onde não há greve há mais de 5 anos!!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração