O empresário magnata Sebastián Piñera foi eleito neste domingo, em eleição apertada, o próximo presidente do Chile, quebrando 20 anos de governos de centro-esquerda.
Piñera representa a direita chilena, muito associada à imagem da ditadura de Augusto Pinochet. Porém, em sua campanha, conseguiu se desvincular dessa imagem com uma mensagem de mudança.
Sua vitória recompensou as "viúvas de Pinochet". E quem diria que entre estas "viúvas" iria ingressar José Serra (PSDB/SP), FHC e todo o colunismo político do PIG (Partido da Imprensa Golpista).
José Serra, mesmo perseguido por Pinhochet em 1973 no Chile, se assanha com a vitória de Piñera, porque tudo que significa progressismo latino-americano é considerado favorável à candidatura de Lula e Dilma.
O jornalismo patético do PIG irá de imediato dizer que a atual presidente Michele Bachelet, mesmo tendo 80% de aprovação, não fez o sucessor, como se isso fosse uma regra que iria se repetir no Brasil.
O argumento não tem fundamento como comparativo com o quadro sucessório brasileiro. Há vários motivos, inclusive a situação econômica e de emprego, que está bem melhor no Brasil do que no Chile, mas uma exemplificação é suficiente:
Bachelet não apoiou o candidato da sua coligação com convicção. Bachelet é do Partido Socialista, de centro-esquerda, e Eduardo Frei é do Partido Democrata Cristão, de centro-direita, e ex-presidente. O eleitor chileno enxergou a disputa entre dois candidatos moderados de direita. Viu "fadiga de material político" em Eduardo Frei e isso beneficiou Piñera.
Para traçar um paralelo com o quadro brasileiro, a candidatura de Eduardo Frei foi como se os partidos da base governista, contra a vontade do presidente Lula, resolvessem lançar como candidato um senador e ex-presidente de centro-direita como José Sarney.
Como se vê, o quadro da sucessão brasileira é mais parecido com o eleição chilena de 4 anos atrás, quando o ex-presidente Ricardo Lagos, do Partido Socialista, lançou uma ministra de seu governo e de seu partido à presidência: Michele Bachelet.
É semelhante ao presidente Lula lançando uma ministra de seu governo e de seu partido à presidência: Dilma Rousseff.
Bachelet ganhou as eleições em 2006 do mesmo Sebastian Piñera.
Dilma assemelha-se à Bachelet de 2006, e o perfil de Serra, quem diria, acabou assemelhando-se ao de uma "viúva de Pinochet".
-
9 Comentários:
De qualquer forma é melhor o PT fazer o seu trabalho direito, deveria já estar batendo no vampirão há tempos, e assunto não falta, afinal é oposição, e esses surtos de virose pelo interior de sp? ``E a qualidade da agua ou não? Se for o PT deveria ir pra cima com tudo da sabesp que gasta os tubos com propaganda enganosa mas não faz o seu trabalçho, esperar da midia que recebe esses milhões é esperar sentado, o governo deveria ser mais cuidadoso ao divulgar os seu planos senão vira prato cheio pra midia desinformar e transformar em escandalos, esse ano todos tem que estar com os dois olhos bem abertos e tomar cuidado com o que diz.
a direita brasileira terá que assumir que é direita sim...
apóa até pinocheteiro...
e mais...
o chile não é aqui.
nem será.
Exatamente isso. O PIG tenta a qualquer custo traçar um paralelo entre as eleições no Chile e aqui no Brasil. Essa turma parece que acorda com droga na cabeça. Hoje pela manhã o Alexandre garcia, com o propósito de falar sobre a tragé4dia em Honduras lá pelo meio da peça indecorosa comerça a deitar a falação sobre democracia e os neopopulismos e ditaduras na América Latina. Esse cara tá doente. É preciso fazer análise. Não é normal esse midas do armagedon, tudo que vê ou ouve lhe vem logo golpe, populismo, etc... Homem, você está desequilibrado, procure tratamento imediato, pois EM 2010, É DILMA!
Edson Júnior (Aracaju / SE)
Além do mais o Frei já foi presidente, e foi uma grande decepção pra maioria dos seus eleitores e para os chilenos. E mesmo assim, a direita ganho apertado, uma perda para os chilenos que entregaram seu país para um empresário, que provalvelmente será péssimo para chilenos, vide o DF na mão do Paulo Octávios. O bom é que isso irá gerar aquela confiança infundada e exagerada dos que entram em campo no já ganho e perdem feio(futebol pra lembra o LULA)!!
Abraços, eu sou mais Dilma!!!
1,2,3 Dilma é Lula outra vez!!!
Ouvi hoje de manhã, os pseudo-jornalistas do PIG dando em primeira mão esta notícia e ressaltando exatamente esta observação. A presidente com 80% de aprovação não consegue eleger o novo presidente. Os caras não tem noção. Brasil não é Chile e LULA não é Bachelet e PIG não é jornalismo. "SI LIGA, PIG RIDÍCULO!!!"
FORA PSDBestas DMentes e Pig'SS!!!
QUERO LULA DE NOVO QUERO DILMA 2010 MEU POVO!!!
Dessas eleições no Chile, precisamos fazer
pelo menos duas análises:
1ª) O Eduardo Frei (filho daquele que já foi
presidente por lá), é do mesmo Partido (PDC)
que ajudou Allende a se eleger, e,sabedor das
intenções do golpe militar, rachou e traiu o
presidente eleito, achando que a ditadura militar viria por pouco tempo e então o PDC poderia ocupar o espaço de Allende assim que
fosse retomado o processo democrático.
Ocorre que a população não perdoa traição. Não
tem quem consiga transferir voto para um traidor
do povo.
2ª) Aqui no Brasil, com relação às proximas eleições, a situação é diferente nesse
aspecto.
No entanto, uma coisa me preocupa: eu
tenho percebido que pessoas que melhoram de vida em razão da política social do Presidente Lula começam já a se achar "das elite", e por isso tem uma certa tendência a votar no "seu candidato", ou seja, no "candidato das elite".
Isto é tema para um estudo de comportamento da
sociedade.
Avalio que vamos ter que nos mexer muito para
manter os novos "classe média" como eleitores do governo que aí está.
O discurso deverá ser feito no sentido de que o
novo "classe média" voltará para a situação
anterior se houver mudança da linha do governo que aí está.
Será que estou equivocado???
Creio que os "ASILADOS" Zé das Coisas e seu Amigo Fernandão, faltam com explicações de como conseguiram fugir de 2 regimes militares ditatorias tão duros...
Fugiram do Brasil e fugiram do Chile.... e continuam a fugir.
São gente inescrupula, falsos.
É preciso cuidado, NÃO querem vender o Brasil, querem DOA-LO.
rádio dos hienas denominada Rádio Pampa,desde manhã,está dando parabéns sabe a quem?:AO CHILE!e O POVO DAQUI SÓ BATEM NA RBS,ENQUANTO ISTO A PAMPA DEITA E ROLA,E JÁ TAH ALCANÇANDO O NÚMERO DE OUVINTES QUE A RBS POSSUI!!
Tenho conversado com pessoas na fila de restaurante de 1 real, bicicletaria, ponto de ônibus e o povão NÃO sabe que a Dilma é a candidata do Lula; quando descobrem, a transferência do voto é rápida. Estou otimista!
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração