A BBC do Brasil informa que a polícia do Haiti prendeu, no sábado, dez cidadãos estadunidenses suspeitos de tentar levar para fora do país 33 crianças, entre 2 meses e 12 anos de idade, sem autorização.
Foram detidos na fronteira com a República Dominicana e, segundo um porta-voz do governo haitiano, não tinham nenhum documento provando que as crianças eram órfãs ou que eles tinham o direito de retirá-las do país.
O grupo pertence à ONG New Life Children's Refuge, com sede no Estado americano do Idaho. Em uma delegacia em Porto Príncipe, onde estão detidos, eles disseram à BBC que tinham a intenção de levar às crianças a um orfanato que montaram na República Dominicana.
Eles afirmaram ainda que a prisão é um erro e que eles achavam que tinham permissão para viajar para o país vizinho.
Adoção
O terremoto do último dia 12 matou até 200 mil pessoas e destruiu vários orfanatos no Haiti.
Muitas crianças ficaram órfãs e as autoridades já manifestaram a preocupação de que redes de tráfico se aproveitem da situação para levá-las para fora do país.
Diante disso, o governo impôs novos controles para a adoção dos órfãos do terremoto. Entre elas, está a exigência de uma autorização do Ministério de Assuntos Sociais para a saída de uma criança do Haiti.
-
4 Comentários:
E o governo dos EUA suspendeu a viagem de haitianos gravemente feridos para serem tratados nos hospitais da Flórida!
Mas eu achei mesmo muito rápidas essas adoções; não imagino em que condições poderiam ser feitas avaliações sobre a situação das crianças. Até uns dias, ainda estavam procurando sobreviventes, baseado em que, algumas crianças foram liberadas para adoção. E, pq tanta pressa?
Não adianta, eles nunca são solidários porque sempre há alguma brincanagem atrás das ações deles.
Tráfico de crianças, crime hediondo.
Cadê a Unicef? Tráfico dos EUA pode?
Cadê o dinheiro que eles disseram que iriam dar tão propagado pela mídia vendida?
Nunca acreditei.
Por isto são tão odiados.
Essa notícia me faz lembrar o sombrio episódio denominado Operação Peter Pan, ocorrido em Cuba logo após a Revolução liderada por Fidel. O governo norte-americanno da época,juntamente com seus esbirros, entre os quais a Igreja Católica, montou uma campanha sórdida, divulgando a informação de que o governo revolucionário tomaria as crianças das famílias cubanas e as enviaria para a Sibéria, onde seriam transformadas em sabão e coisas no estilo "comunistas comem criancinhas", o que fez com que numerosas familias enviassem suas crianças para os Estados Unidos, onde eram colocadas em uma espécie da campo de concentração para triagem. As cenas reais da época, que fazem parte de um documentário cubano intitulado Operação Peter Pan e exibido há tempos em alguns locais no Rio, como a ABI, arrancam lágrimas de quem assiste, principalmente os depoimentos de várias daquelas crianças, hoje naturalmente adultos, que sofrem por ter perdido suas raízes. Alguns conseguiram descobrir suas famílias, outros não. E a imagem dos pequeninos, subindo a escada do navio com suas maletinhas, muitos com dificuldade pelo tamanhinho, é algo tão triste que fica gravado em nossa mente para sempre. Esse, sem dúvida, será o futuro dessas crianças praticamente sequestradas no Haiti.
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração