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domingo, 3 de janeiro de 2010

Deputado quer viajar de avião executivo

Mesmo gastando R$ 70 milhões por ano com passagens aéreas, a Câmara (Brasilia)estuda a aquisição de um jatinho modelo Legacy, por R$ 43 milhões. A proposta foi apresentada à Mesa Diretora, no ano passado, por Ernandes Amorim (PTB-RO). Segundo ele, os parlamentares têm dificuldades de transporte para seus estados.

Eles querem um Legacy:No apagar das luzes do ano marcado pela farra das passagens, deputado de Rondônia sugere à Mesa Diretora da Casa a compra de um jato executivo para facilitar o trabalho dos parlamentares

Para o deputado Ernandes Amorim (PTB-RO), as passagens e diárias pagas com o dinheiro do contribuinte ainda não são suficientes para bancar os trabalhos dos parlamentares. Ele quer mais. Pleiteia a compra de um avião. Ou de um jato, "tipo Legacy", como sugeriu (um modelo executivo não sai por menos de US$ 25 milhões, ou cerca de R$ 43,5 milhões). O pedido extravagante foi feito em requerimento entregue à Mesa Diretora da Casa em 16 de dezembro, e defendido na tribuna do plenário. Segundo o parlamentar, a aeronave serviria aos 513 colegas, que, diz ele, não têm condições de se locomover para desenvolver os trabalhos das comissões nos estados.

Fica difícil visualizar a dificuldade a que o parlamentar se refere analisando as cifras dos gastos da Câmara com diárias e passagens. Desde o início da atual legislatura, em 2006, as despesas com passagens da Casa nunca ficaram abaixo dos R$ 68 milhões por ano, segundo números do portal Siga Brasil. Em 2009, dos R$ 78,9 milhões empenhados na rubrica, R$ 33,5 haviam sido pagos até o fim do ano. Com diárias - usadas para bancar despesas com hospedagem e alimentação dos parlamentares e seus assessores -, outro R$ 1,4 milhão foi gasto em 2009.

Ironicamente, a proposta foi feita pelo parlamentar oito meses após revelação de que os parlamentares promoviam uma verdadeira farra com a cota de passagens aéreas. Em abril de 2009, o site Congresso em Foco deflagrou uma série de reportagens que mostraram desvios no uso do benefício. Na Câmara, tinha deputado que havia bancado, com dinheiro público, viagens para namoradas, amigos, celebridades e familiares. Miami e Flórida, nos Estados Unidos, e

Paris, na França, estavam entre os destinos prediletos das autoridades brasileiras que viajaram às custas do contribuinte para o exterior.

Ainda assim, o deputado rondoniense diz que é difícil para ele e os colegas levarem os trabalhos das comissões da Câmara até os seus estados. Mas ele deixa escapar um certo recalque ao defender a aquisição do avião dos deputados. "O Poder Legislativo é o mais rebaixado entre os poderes. Hoje em dia, qualquer empresário tem um avião. Por que a Câmara não pode ter?", questiona. Ernandes Amorim diz ainda que, sempre que os parlamentares precisam se locomover, precisam "pedir esmolas" para a Força Aérea Brasileira (FAB). "Eles nunca podem nos atender", reclama.

Amorim defende que a aeronave possa ser emprestada aos senadores, quando for necessário. E, embora garanta que a aquisição do jatinho não seria regalia, usa um episódio pessoal para ilustrar a necessidade da compra. Diz que sofreu um acidente em 2009 e que teve que gastar muito para poder ser transferido de hospital. "Se a Câmara tivesse um avião, só iria pagar o combustível", analisou.

Impasse à parte, o fato é que Ernandes Amorim é um verdadeiro defensor da qualidade de vida dos parlamentares. "Quando fui quarto secretário do Senado, exigi a compra de carros novos. Estavam todos velhos, com problemas. Agora, como deputado, defendo a aquisição de um avião", lembrou.

Em 2000, Amorim entrou para a história do país como o segundo senador a ser cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele foi condenado à perda de mandato por abuso de poder político e econômico nas eleições de 1994. Agora deputado, diz que o Poder Legislativo está em desvantagem se comparado aos demais que compõem a República. "Estamos empobrecidos diante de outros órgãos. Não quero luxo, mas também não quero ficar pedindo esmola para a Aeronáutica", arrematou.Do Correio

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