O encontro que estava marcado em Teresina dos dois presidenciáveis tucanos na sexta-feira, Aécio Neves (PSDB/MG) e José Serra (PSDB/SP), foi cancelado.
A data coincide com o reunião dos caciques do DEMos para decidir pela expulsão ou não do governador Arruda (DEMos/DF), e sem um fato relevante, o encontro seria ofuscado pelo assunto do dia: o MENSALÃO do DEM.
Oficialmente, o PSDB diz que a reunião dos presidenciáveis será realizada no final de janeiro de 2010. Extra-oficialmente há o dedo de José Serra por trás disso.
Aécio recentemente afirmou que do encontro no Piauí, poderia sair o nome do candidato. Serra não gostou.
Se Aécio cumprir o que tem declarado, já terá lançado sua candidatura a Senador em janeiro, antes da nova data deste encontro, o que significa que tal encontro pode nem acontecer.
Aécio dá sinais de desistência da candidatura presidencial, sobretudo após o MENSALÃO do DEM, o que enfraqueceu sua posição.
Serra não quer assumir-se como candidato à presidente já, para não perder o controle sobre a sucessão estadual em São Paulo, que ele considera seu plano B, caso sua candidatura à presidente não decole ou, pior, despenque.
No cálculo político de José Serra, o gesto deste cancelamento revela a falta de apreço do governador paulista pelo nordeste, relegando a região ao segundo plano nas articulações políticas.
-
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração