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sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Porque Serra só persegue o cigarro ... e libera geral o álcool

Desde o tempo em que foi Ministro da Saúde de FHC, ninguém entende direito porque José Serra (PSDB/SP) faz campanhas apenas contra cigarro e não faz sequer campanhas educativas contra abusos em comerciais de cervejas e pelo consumo responsável, como fez o atual ministro Temporão.

Para o bem do povo paulista, faria mais sentido apertar a fiscalização sobre motoristas que dirigem alcoolizados do que as blitz em bares contra o cigarro.

Enfim, Serra sempre foi leniente com a indústria de bebidas alcoólicas, incoerente com sua postura diante da industria do fumo.

A explicação é simples: Serra é umbilicalmente ligado à maior cervejaria do mundo, e sucumbe docilmente ao lobby.

Donos de Cervejaria pagaram bolsa de estudos para filha de Serra em Harvard

Verônica Serra, filha de José Serra, era advogada recem-formada e, entre 1995 e 1997, ganhou uma bolsa de estudos nos EUA para o caríssimo curso de MBA (Mestre em Administração de Negócios) na renomada Universidade de Harvard.

Quem bancou essa bolsa foi a Fundação Educar, criada 3 anos antes por Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira.

Trata-se dos donos do Grupo Garantia, que participaram ativamente das privatizações tucanas, já nesta época, em que pagava essas cortesias à família de José Serra.

Donos da cervejaria Brahma desde 1989, compraram a Antarctica formando a AmBev, depois uniram-se à uma cervejaria belga, constituindo a InBev, hoje a maior cervejaria do mundo.

Presidente da SABESP autorizou fusão da Brahma com Antarctica

O atual presidente da SABESP, Gesner de Oliveira, é um homem-chave no esquema dos bastidores da campanha eleitoral de José Serra (PSDB/SP). Sempre fez o elo de ligação entre os tucanos e o poder econômico.

Gesner de Oliveira estava à frente do CADE no governo demo-tucano de FHC/Serra, e, segundo o jornalista Luis Nassif, a forma como a Ambev foi beneficiada pelo CADE nesta época foi escandalosa:

"O parecer que autorizou a compra da Antárctica – estabelecendo o maior monopólio da história do país, na área de bebidas e alimentos – é uma página negra na história do direito econômico brasileiro."

Relações com o tucanato

A cervejaria e o Grupo Garantia tem vasto relacionamento com o tucanato. Vários diretores transitaram entre cargos no governo FHC e na diretoria do grupo. Sempre foi grande financiadora oficial de campanha, doando a quase todos os partidos, mas em volume significativamente maior para tucanos. E é grande financiadora do iFHC (Instituto FHC).

A afinidade é tamanha que muitas das agências de publicidade e marqueteiros que fizeram campanhas para a cervejaria, também fizeram campanhas políticas para os tucanos.

Brigar com cigarro é fácil, difícil é com cervejarias

Fazer campanha contra o fumo é e foi fácil. Hoje, é quase como chutar cachorro morto. Mesmo na época em que Serra era ministro, no mundo todo, a própria indústria do tabaco via-se em dificuldades para continuar fazendo propaganda virtuosa do cigarro, devido à processos judiciais milionários, por não advertir dos malefícios do fumo.

Se fazia propaganda positiva para vender mais cigarros, a propaganda era coletada como prova para processos indenizatórios de vítimas de doenças decorrentes do fumo. Por isso, já não havia grandes resistências das corporações.

Hoje, fumantes são ampla minoria. Logo é fácil agradar a ampla maioria, fazendo a campanha populista que Serra faz.

É questionável se tal campanha anti-fumo seria caso de prioridade comparando a uma campanha contra abusos do álcool, uma vez que fumantes, hoje em dia, já são em número reduzido e quase sempre, já fumam em ambientes segregados de não fumantes, enquanto pesquisas mostram o problema do crescente consumo de álcool entre adolescentes, e propagandas em horário nobre glamourizam o consumo de cerveja para esse público juvenil.

A OMS (Organização Mundial da Saúde), vários países, e o atual Ministério da Saúde do Brasil, defende maior responsabilidade nos rótulos, campanhas educativas e restrição à publicidade e horários de veiculação, sobretudo que induza o consumo precoce de adolescentes. A indústria cervejeira se limita a defender a auto-regulamentação. Ou seja, a própria indústria cuidar dos limites da publicidade, sem qualquer intervenção do Ministério da Saúde, nem de estados e municípios.

José Serra se submete ao lobby desta indústria.

2 Comentários:

NaMariaNews disse...

Belíssimo! Ótima sacada. Esta tal de Fundação Estudar (não educar) tem tantas outras histórias que seria ótimo ir mais fundo. A própria Monica Allende Serra é diretora por lá, desde 2008. Outro é o Marcelo Faria Parodi, e por aí vai.

O Mascate disse...

Talvez porque seja o mesmo motivo que leva a Sinistra Dilmá a atacar o Crack e não a cocaína que vem da Bolívia.
Esse é o Brasil onde a classe política sempre joga a favor dos próprios interesses, seja de que partido for.

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