Pages

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Lula o político mais popular do mundo

A "Newsweek", deu a longa reportagem "'The Most Popular Politician on Earth'- O político mais popular do mundo", dizendo que "por sete anos ele fez um trabalho espetacular como presidente do Brasil. Mas Lula pode resistir às tentações para jogar isso fora?" (abaixo, na home).

A revista postou separadamente a íntegra da entrevista com o "carismático Lula", "homem do momento". E fez até uma relação com os "transformadores" ou "líderes que refizeram radicalmente os seus países" encabeçada por Lula, mais Margaret Thatcher, Deng Xiaping, Nelson Mandela, Kim Dae-jung etc.Da coluna do Nelson de Sá

A nova viagem de Lula estimulou também análises com títulos como "Brasil alvoroça a ordem mundial", no espanhol "El País", e "Como Lula posicionou o Brasil no mundo", no argentino "La Nación". O primeiro diz que ele vai falar na ONU "com a autoridade de quem chega com os deveres de casa muito bem feitos". O segundo elogia a ação de Celso Amorim pelo mundo e sublinha seu "apelido no Itamaraty", Duracelso, referência à pilha.

Lula é o Cara

Reportagem do site da revista Newsweek chama o Presidente Lula, de "o político mais popular do planeta" e diz que Lula é a estrela da Assembleia Geral da ONU, que ocorre em Nova York. Segundo a reportagem, Lula fez um trabalho "espetacular" no Brasil, mas questiona: "pode Lula resistir à tentação de jogá-lo (o trabalho) fora?".

O título da reportagem se refere à fala de Obama durante encontro do G20 em Londres em abril, quando o americano disse: "esse é o cara. O político mais popular do planeta".

A revista destaca a infância pobre do Presidente, diz que até os 7 anos, Lula não sabia o que era pão, e sua ida até São Paulo por uma vida melhor. Na Assembleia Geral da ONU, as câmeras focam o presidente americano, Barack Obama, ou o iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, mas a grande estrela vai ser um "ex-operador de torno barbudo: Luiz Inácio Lula da Silva" e sua aprovação de mais de 70%, diz a publicação.

A reportagem ainda diz que, o Brasil resistiu à crise econômica como nenhuma outra nação. "As pessoas duvidavam quando eu disse que íamos ser os últimos a entrar na crise e os primeiros a sair", diz Lula em entrevista à Newsweek.

A revista afirma também que, apesar das conquistas econômicas, a grande habilidade de Lula é vender reformas para a população pobre, que acaba por olhar o Presidente como um "salvador". Contudo, segundo a reportagem, ao contrário de outros líderes populares da América Latina, Lula faz tudo "dentro das regras".

“Com sua liderança, o Brasil passou a crise global melhor que quase todas as outras nações: nem um único banco quebrou, a inflação está baixa, a economia crescendo novamente”. A reportagem aponta que a Rússia está ficando para trás e o país agora divide espaço com Índia e China na liderança para encontrar o caminho de crescimento global.

Na sequência, trata-se do destino de Lula no pós-governo, lembrando que restam apenas 15 meses para que ele ocupe o Planalto, e “sua sucessora preferida, Dilma Rousseff, tem um nome pouco reconhecido nacionalmente e nada do carisma de seu chefe”.

Destacando o caráter “metamorfose ambulante” do Presidente, o texto lembra que ele saiu em defesa de José Sarney quando estouraram as denúncias contra o senador e que, depois de chegar ao Planalto pensando em mudar a condição dos trabalhadores brasileiros, ele agora está consciente do papel de transformação mundial do país.

2 Comentários:

Anônimo disse...

QUERO PARABENLIZAR O NOSSO PRESIDENTE, POR NOS PROPORCIONAR ESTE BRASIL AGORA GOSTOSO DE DIZER EU SOU BRASILEIRO, SUA FOTO DIVIDE AS FOTOS DE NOSSA FAMILIA NA CASA DE MINHA MAE, GOSTAMOS MUITO DE SUA SINCERIDADE, HUMILDADE E COMPETENCIA AO ADMINISTRAR NOSSO PAIS, QUE DEUS O ABENÇOE PARA QUE CONTINUE MAIS ALGUNS MANDATOS.
APROVEITANDO GOSTARIA DE FAZER UM APELO AO SR, PRESIDENTE, JA QUE O SR FEZ TANTAS COISAS IMPOSSIVEIS PARA MELHORAR NOSSO PAÍS, POR FAVOR, ARRUME UM JEITO DE ACABAR COM ESSA CORRUPÇAO VERGONHOSA, ISSO ESTA ACABANDO COM A NOSSA IMAGEM, E UMA VERGONHA, COLOQUE ESSES CARAS NA CADEIA, E FORMEM LEIS PARA QUE NUNCA MAIS POSSAM SER CANDIDATOS. NOS BRASILEIROS ESTAMOS REZANDO E ESPERANDO POR ALGUMA ATITUDE PARA COM ESSES BANDIDOS DE TERNO.
FICA O MEU ABRAÇO E MEU MUITO OBRIGADO EM NOME DE TODOS NOS BRASILEIROS.

Anônimo disse...

meu deus é por isto e outras que o mundo esta neste caos

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração