Pages

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Acabou a "empáfia" dos empresários e da imprensa:242 mil empregos em agosto

Emprego tem agosto recorde e ministro Lupi vê setembro ainda melhor.Lupi disse que "o resultado de setembro será melhor do que o de agosto" e reafirmou a previsão de que 2009 encerrará com mais de um 1 milhão de vagas criadas. Ele acrescentou que 2010 será o melhor ano do governo Lula em termos de emprego... Outro impulso deve vir da construção civil, disse Lupi, lembrando que o programa "Minha casa, minha vida" para o setor começará a ganhar fôlego.No acumulado do ano, o saldo líquido de criação de vagas é de 680.034. Vem Dilma!...Bye Bye Serra!

Brasil gera 242 mil postos com carteira assinada em agosto, o melhor resultado desde setembro de 2008

Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de agosto registrou a criação de 242.126 empregos formais, o melhor resultado desde setembro de 2008, quando foram criadas 282.841 vagas com carteira assinada no Brasil. O saldo líquido positivo de agosto é resultado de 1,457 milhão de contratações e 1,215 milhão de demissões e representa um crescimento de 0,75% em relação ao estoque de empregos de julho. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 16, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

De janeiro a agosto, foram criados 680.034 postos de trabalho e, nos últimos 12 meses, 328.509 vagas. De janeiro a agosto, a geração de vagas teve crescimento de 2,13% em relação ao estoque de postos de dezembro do ano passado.

Indústria

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, afirmou nesta quarta que a indústria deverá apresentar resultados positivos recordes de geração de empregos formais nos meses de setembro a novembro. Segundo ele, já no resultado de setembro, o emprego formal industrial vai entrar em terreno positivo no acumulado do ano e fechar 2009, mesmo com a tradicional queda de dezembro, com criação de vagas. De janeiro a agosto, o emprego na indústria registra queda de 60,6 mil vagas, apesar do saldo positivo de 66,6 mil vagas somente no mês passado, o melhor resultado do ano.

Lupi afirmou que as empresas industriais no momento mais agudo da crise se precipitaram nas demissões e hoje estão praticamente sem estoques, o que as levará a contratar novos funcionários. Isso deve puxar a geração de empregos formais no setor. Ao ser questionado sobre se seria importante manter a desoneração de IPI para a indústria automobilística, Lupi disse que o setor não teve sensibilidade e cortou vagas na crise e agora uma eventual renovação do benefício fiscal dependeria de uma análise do comportamento na geração de empregos do segmento

Um milhão de empregos em 2009

Em 2009, segundo Lupi, serão gerados mais de um milhão de empregos formais. A projeção do ministro não mudou em relação ao que vem sendo dito nos últimos meses, mas ele ressaltou que, na divulgação do resultado de setembro, divulgará uma previsão nova, mais alta, para a geração de empregos com carteira assinada. Ao ser questionado porque não divulgava hoje a nova estimativa, Lupi respondeu com ironia: "Time que está vencendo não humilha o adversário." Segundo ele, os adversários são os "pessimistas".

Mais otimista inclusive que os mais otimistas do governo, Lupi prevê que a economia brasileira neste ano crescerá 2%. "Continuo falando sozinho nessa projeção", disse o ministro, que ironizou os analistas de mercado que projetavam queda de 2% a 3% no PIB brasileiro.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração