A respeito da Construção de Submarinos, teve que emitir nota:
"Reporcagem" de "O Globo":
RESPOSTA À MATÉRIA PUBLICADA NO “O GLOBO” DE 15AGO2009, INTITULADA: “SUBMARINOS DE R$ 19 BILHÕES”
(“Submarinos com preço no céu”)
(“Submarinos com preço no céu”)
Resposta à Imprensa
Senhor Diretor de Redação,
Em relação à matéria “Submarinos de R$ 19 bilhões” (“Submarinos com preço no céu”), publicada em 15 de agosto, no jornal “O Globo”, na qual é abordado o Programa de Desenvolvimento de Submarinos, a Marinha do Brasil (MB) esclarece os seguintes aspectos:
A matéria afirma que a construção do novo estaleiro e da base naval no litoral fluminense resulta de exigência do governo francês.
Ora, a construção de um estaleiro que atenda aos requisitos tecnológicos e ambientais essenciais, para que nele se possa construir um submarino de propulsão nuclear, bem como a de uma nova base naval capaz de abrigá-lo, constituem necessidades apresentadas pela Marinha desde o final dos anos 1970, quando deu início ao seu Programa Nuclear. Até a localização é a mesma que já havia sido selecionada pela MB, em 1993. Atribuir tais construções à hipotética exigência francesa denota desconhecimento, para dizer o mínimo. Essas obras são necessárias porque os referidos requisitos não são atendidos, hoje, por nenhum dos estaleiros existentes no Brasil. Além do que, a atual base de submarinos, por exemplo, localizada no interior da Baía de Guanabara, junto à ponte Rio-Niterói, sequer tem profundidade junto ao cais para permitir a atracação de um submarino desse tipo, além de não atender aos requisitos ambientais que se impõem. Leia mais aqui.
"Reporcagem" patética da Folha de José Serra (Folha de São Paulo):
RESPOSTA À MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL “FOLHA DE SÃO PAULO” DE 18AGO2009, INTITULADA: “SUSPEITA NUCLEAR”
(“Há muito está comprovada a insuficiência da garantia de que a França não passará tecnologia nuclear ao Brasil ”)
(“Há muito está comprovada a insuficiência da garantia de que a França não passará tecnologia nuclear ao Brasil ”)
Resposta à Imprensa
Senhor Editor,
Tendo em vista a recusa recorrente do jornalista Jânio de Freitas em considerar os esclarecimentos da Marinha e do Ministério da Defesa sobre o programa do submarino brasileiro de propulsão nuclear, optando repetidas vezes por ecoar argumentos falsos publicados em outro jornal, solicitamos que sejam informados aos leitores os endereços onde constam as respostas aos ataques perpetrados contra esse programa estratégico para a soberania nacional: www.defesa.gov.br. e www.mar.mil.br.
Desta forma, os leitores poderão ter acesso a abundantes informações que não caberiam neste espaço, e que fornecem o contraditório necessário à uma visão independente sobre o assunto.
Atenciosamente
José Ramos
Coordenador de Comunicação Social
Ministério da Defesa
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração