Pages

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Golpe em Honduras


O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, tentou regressar ontem a Tegucigalpa, mas seu avião foi impedido de pousar na capital. Houve protestos nos arredores do aeroporto e ao menos duas pessoas foram mortas. O país, que foi suspenso da Organização dos Estados Americanos (OEA), pediu negociações, mas voltou a descartar o retorno de Zelaya.

O próprio Zelaya que informou que soldados do Exército hondurenho impediram a aterrissagem do avião, cedido pela estatal venezuelana PDVSA. Segundo o piloto, era praticamente impossível aterrissar, pois as pistas estavam bloqueadas por veículos militares. O avião pousou na Nicarágua.

O aeroporto foi fechado e cercado por policiais e soldados. Manifestantes a favor de Zelaya tentaram invadi-lo para liberar as pistas. Houve confronto e ao menos duas pessoa teriam morrido atingidas por disparos. Segundo a Cruz Vermelha, houve dezenas de feridos.

O presidente interino do país, Roberto Micheletti, acusou ontem a Nicarágua de estar movendo tropas em direção à fronteira com Honduras e alertou que seu país se defenderá de uma eventual agressão. O governo nicaraguense, aliado do venezuelano Hugo Chávez, negou a mobilização militar.

A suspensão de Honduras da OEA abre caminho para sanções econômicas, mas não está claro se há apoio para isso. O Banco Mundial e o BID suspenderam repasses.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração