Pages

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Apagão elétrico deixou Senado fora da internet

O apagão elétrico no Brasil, em 2001, se deu com os DEMos controlando o Ministério da Minas e Energia.

Agora o Senado sofreu um outro apagão com Heráclito Fortes (DEMos/PI) no administração da casa.

O apagão no Senado foi mais ou menos planejado, com o desligamento da rede elétrica do Prodasen (Secretaria Especial de Informática) para troca do quadro geral de energia, que se estenderá da zero hora de sábado (25) até as 5h25 da próxima terça-feira (28), deixará indisponível o acesso à página da Agência Senado. Também não será possível acesso ao portal do Senado na internet, impossibilitando, por exemplo, o envio de e-mails a senadores e a consulta a projetos.

Senado joga fora dinheiro público ao funcionar como Datacenter

O Senado deveria fazer como a maioria das organizações, e abrigar seus servidores de Dados em um Datacenter terceirizado (centro de dados com computadores para servir informaçoes que acessamos na internet).

Existem vários Datacenters no mercado brasileiro. O custo é baixo, a confiabilidade, segurança e rapidez são altíssimas.

O Senado usar uma estrutura própria com a função de Datacenter em suas dependências, acarreta custos enormes para a casa, exigindo a contratação extra de serviços de manutenção, suporte e operação, troncos de dados de altíssima velocidade, para difusão de dados, que seriam desnecessários se usasse servidores em Datacenter juntos aos principais "bacbones" da internet nacional.

Além de muito mais barato, um Datacenter especializado não sairia do ar, em caso de manutenção elétrica como esta, pois conta com redundância em tudo, inclusive geradores de energia próprios em caso de falta de energia.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração