Pages

terça-feira, 9 de junho de 2009

Afagos da Vale mimam jornalistas

A imprensa odeia a Petrobras e ama a Vale (ex-Vale do Rio Doce).

Além do ideário neoliberal e a campanha eleitoral de 2010, comparando balanços, resultados, responsabilidade social, não há razão objetiva para isso.

Demissões na Vale devido à crise internacional foram tratadas com discrição pela imprensa, enquanto na Embraer foram com estardalhaço. A Petrobras não demitiu ninguém, e isso é solenemente ignorado como uma vantagem competitiva da empresa na imagem de responsabilidade social.

Por que isso?

Há razões prá lá de subjetivas quando olhamos os afagos que a assessoria de imprensa da Vale faz aos jornalistas, com minos para seus egos. Temos dois exemplos flagrantes:

1) Jornalistas como Miriam Leitão são homenageados com um desenho animado, na área dedicada à imprensa no portal da Vale na internet:


Segue o vídeo da charge acima:


2) Lá também há uma plantação de mil árvores, cada uma homenageando um jornalista, com nome na plaquinha e tudo. De 3 em 3 meses fotografam as mil árvores, para cada um dos mil jornalistas acompanharem o crescimento via internet da árvore em sua homenagem.




Que a competente assessoria de imprensa da Vale esbanje simpatia, faz parte do trabalho deles, já que funciona, e os jornalistas se deixam seduzir por estes afagos.

Mas o outro lado, dos jornalistas, dos jornais, revista e TV's, comportarem-se como crianças quando ganham pirulitos, é inaceitável.

Isso reflete a baixa qualidade do jornalismo entregue ao leitor/telespectador, quando teriam o dever de informar ao leitor com isenção, seja com notícias favoráveis, seja com notícias desfavoráveis à empresa.

Recentemente essa imprensa comparou bananas com laranjas ao dizer que a Vale emprega apenas 80 profissionais na área comunicação contra 1150 da Petrobrás.

Basta olhar o site da Vale na Internet, que vemos que a barrigada não foi apenas quanto à Petrobras, foi também em relação à Vale.

Não dá para acreditar que apenas 80 pessoas consigam manter um site amplo daqueles, atender jornalistas, fazerem clipping de notícias, monitorarem resultados de propaganda e patrocínios, decidirem táticas e estratégias, comunicarem-se com movimentos sociais, governos locais afetados pela mineração, com a população local e nacional, com clientes e governos estrangeiros, com ONG's ambientalistas e sociais, povos indígenas, comunicarem-se com investidores, etc, etc, etc ...

Essas 80 pessoas teriam que ser super-heróis com poderes mágicos para dar conta de tudo isso sozinhos, e ainda sobrar tempo para fazer fotos trimestrais de mil árvores com nomes de jornalistas, e, ainda por cima, fazer desenhos animados nas horas vagas.

E, em vez de elogio, seria até demérito para uma companhia com o gigantismo da Vale ter em seus quadros apenas 80 pessoas para cuidar de toda essa comunicação, inclusive em diversos idiomas. Obviamente que nesta estrutura há muita gente terceirizada, e funções ligadas às estratégias de marketing, de responsabilidade ambiental e social, que não foram contabilizadas no caso da Vale, e foram no caso da Petrobras.

2 Comentários:

Ranulpho Muraro disse...

O nome dele não é Róger, é Rôgêr...

Deus...

Unknown disse...

O I Encontro Nacional dos Blogueiros de Economia aconteceu na tarde de sexta-feira, dia 25/03/11, na Sala de Congregação da FEA/USP. Quando o inscrito chegava, recebia na entrada da sala material de divulgação do Instituto Millenium (www.imil.org.br) em defesa da Democracia, da Economia de Mercado, do Estado de Direito e da Liberdade. Epa! Estão ameaçados em nosso País?!
Veja meu post em:http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2011/03/27/the-palgrave-econolog-zeitgeist/

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração