Pages

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Yeda quer implantar loucademia de professores

A educação nos governos tucanos vão de mal a pior. E quando achamos que chegou ao fundo do poço, eles ainda querem cavar mais fundo.

José Serra (PSDB/SP) em São Paulo culpa os alunos e os professores pelos maus resultados. O tucano culpa os alunos por serem muitos imigrantes nordestinos (mas os estados do nordeste estão com uma evolução muito melhor do que São Paulo). É culpa os professores por sua formação em pedagogia.

No Rio Grande do Sul, a secretaria de educação de Yeda Crusius (PSDB/RS), quer agrupar as disciplinas em quatro áreas do conhecimento. O mesmo professor terá que dominar várias disciplinas de sua área, segundo o plano de Yeda.

Professores de Física terão que dar aulas de Biologia e Química, por exemplo. E os de Biologia também terão que dar aula de química e Física.

A idéia da tucana deve ser fazer um "choque de gestão" neoliberal, cortando custos ao reduzir o número de professores.

Mas só servirá para piorar o ensino. Um professor de Física fez licenciatura em Física. Um de biologia, fez na sua área. Regra geral, não tem conhecimento (e muitas vezes, nem vocação) para lecionar outras disciplinas.

A tucana prevê o treinamento de professores para que lecionem, também, outras matérias, mas será uma loucademia de professores.

O Cpers (sindicato dos professores) resiste à esse desatino.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração