A educação nos governos tucanos vão de mal a pior. E quando achamos que chegou ao fundo do poço, eles ainda querem cavar mais fundo.
José Serra (PSDB/SP) em São Paulo culpa os alunos e os professores pelos maus resultados. O tucano culpa os alunos por serem muitos imigrantes nordestinos (mas os estados do nordeste estão com uma evolução muito melhor do que São Paulo). É culpa os professores por sua formação em pedagogia.
No Rio Grande do Sul, a secretaria de educação de Yeda Crusius (PSDB/RS), quer agrupar as disciplinas em quatro áreas do conhecimento. O mesmo professor terá que dominar várias disciplinas de sua área, segundo o plano de Yeda.
Professores de Física terão que dar aulas de Biologia e Química, por exemplo. E os de Biologia também terão que dar aula de química e Física.
A idéia da tucana deve ser fazer um "choque de gestão" neoliberal, cortando custos ao reduzir o número de professores.
Mas só servirá para piorar o ensino. Um professor de Física fez licenciatura em Física. Um de biologia, fez na sua área. Regra geral, não tem conhecimento (e muitas vezes, nem vocação) para lecionar outras disciplinas.
A tucana prevê o treinamento de professores para que lecionem, também, outras matérias, mas será uma loucademia de professores.
O Cpers (sindicato dos professores) resiste à esse desatino.
-
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração