Pages

quinta-feira, 14 de maio de 2009

PPS continua fazendo canalhice quanto à poupança

A oposição outro dia desafiou o governo a proteger pequenos investidores da poupança e abaixar a taxa SELIC de juros ao mesmo tempo.

Pois o governo Lula fez isso, com maestria.

A oposição sentiu o golpe, diante do ciclo virtuoso em que a economia vai entrar com a queda de juros.

E já começa a querer sabotar:

Em nota conjunta o PPS, o PSDB de José Serra, e o DEM criticaram por criticar a decisão do governo, com críticas sem consistência.

A nota diz: "O governo quebrou a confiança dos poupadores, taxou a caderneta e desonerou os investidores", disse o presidente do PPS, Roberto Freire, de acordo com o comunicado.

Roberto Freire está defendendo os tubarões e banqueiros pelos motivos:

1) Porque 99% dos poupadores tem saldos de até R$ 50 mil e não serão tributados, nem sofreram qualquer alteração.

2) É canalhice falar em quebra de confiança. As mudanças são para 2010 e anunciadas agora, com antecedência superior a 6 meses. Quem quiser trocar de investimento em janeiro de 2010 tem total liberdade.

Quebra de confiança só seria o caso se o poupador ficasse sabendo que seu rendimento desse mês estava planejado para ser X e tivesse sido mudado para Y, sem ele poder decidir mudar de aplicação a tempo.

3) É mentira dizer que o governo desonerou investidores de fundos.

Exemplo: quando a taxa selic era 15%, e o IR exclusivo na fonte era 20%, o governo pagava 15 ao aplicador e recebia de volta 3 de imposto. No final das contas o governo estava pagando líquido 12%. Se reduzisse à zero o imposto e pagasse 12% de juros dava na mesma.

Então, quando o governo diminui o IR na fonte para menos de 20%, e diminui também a taxa de juros na mesma proporção, dá na mesma.


A oposição terá dificuldades em convencer a população, porque números não mentem.

José Serra, por exemplo se diz economista. Se ele se enveredar pelo caminho da mentira, os números irão desmentí-lo, e sua reputação como economista e como político sairá abalada.

Aliás, se Serra vê alguma decisão "errada" no governo, o que ele sugere? O que a oposição faria de "certo" se assumisse o governo hoje?

A oposição não tem essa resposta. Eles estão apenas é usando a poupança para fazer proselitismo e lobby para a agiotagem dos juros altos, beneficiando os banqueiros.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração