Pages

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Lula sanciona lei que obriga Poderes a divulgarem gastos


O Presidente Lula sancionou, nesta quarta-feira, a lei que aumenta a transparência nos gastos públicos de todos os Poderes. A medida prevê que os Estados, municípios, Distrito Federal e União divulguem todas as informações referentes aos seus gastos na internet.

O texto também obriga a realização de audiências públicas para incentivar a participação popular na elaboração da lei de diretrizes orçamentárias e no projeto de Orçamento Geral. A Lei da Transparência também reforça a legitimidade de qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato denunciar aos tribunais de contas e ao Ministério Público o descumprimento das normas de detalhamento de gastos e receitas.

Os governos vão ter que permitir o acesso a todos os dados de um pagamento, incluindo informações sobre o processo de licitação, quando for o caso. Todas as receitas também serão colocadas em um portal, inclusive os recursos extraordinários captados.

A União e os Estados, Distrito Federal e cidades com mais de 100 mil habitantes terão um ano para cumprirem a regra de transparência. O prazo de dois anos será para os municípios que tenham entre 50 mil e 100 mil habitantes. As cidades menores, com até 50 mil habitantes, terão até quatro anos para se enquadrarem na nova lei.

A medida será publicada na edição de amanhã do Diário Oficial da União. O projeto foi aprovado nó último dia 5 na Câmara dos Deputados.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração