Pages

quarta-feira, 6 de maio de 2009

10 mil velas e centenas de pessoas protestam contra Gilmar Mendes


O protesto “Gilmar Dantas: saia às ruas e não volte ao STF” em frente ao STF foi um sucesso.

A praça dos três poderes, em frente ao STF, ficou repleta de velas.

A Agência Brasil estimou em 300 manifestantes na hora em que cobriu o evento, mas organizadores disseram que muito mais pessoas participaram, apenas não foi ao mesmo tempo, uma vez que alguns compareceram ao local, deixaram suas velas acessas, e não ficaram por lá.

Os manifestantes levaram apitos, faixas e bandeiras. Movimentos sociais como o MST e a CUT participaram.

O P-SOL apoiou a manifestação, com parlamentares presentes e militantes segurando faixas com a inscrição “Xô Gilmar Mendes”.

A deputada federal Luciana Genro (RS) ressaltou que a simbologia do protesto já seria significativa, mesmo que a saída de Mendes da presidência do STF não aconteça.

“É muito importante essa consciência, que vem se desenvolvendo na sociedade, de que o Supremo não é intocável. De que aqueles homens e mulheres que lá estão têm que prestar contas à sociedade de seus atos e não podem ficar isolados numa redoma de vidro, distantes da opinião pública”.

No momento do protesto, Gilmar Mendes e vários outros ministros participavam no STF da cerimônia de lançamento do Anuário Jurídico 2009, publicação do site Consultor Jurídico, cujos jornalistas "coincidentemente" são apontados como favoráveis a Dantas.

Do salão do STF em que as autoridades se encontravam era possível avistar a manifestação, ouvir gritos e apitos.

A assessoria de imprensa do STF informou que Mendes não iria se pronunciar novamente em relação ao protesto.

Pela manhã, em evento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Mendes disse que não se incomodava com eventuais manifestações contrárias à sua gestão.

No fim do ano passado, Mendes chegou a afirmar, em uma entrevista coletiva, que "os protestadores” contra a atuação dele “não enchem uma Kombi”.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração