Pages

segunda-feira, 27 de abril de 2009

O Globo perde a vergonha e inventa um Gilmar Mendes versão “homem do povo”


O jornalista André Raboni do site Acerto de Contas escreveu, eu gostei, e gostaria de compartilhar com vocês esse excelente artigo que também pode ser lido aqui

O Globo Online estampa hoje, em sua página inicial, uma matéria emblemática sobre Gilmar Mendes. Lendo-a, fiquei com a impressão de que O Globo perdeu totalmente a vergonha na cara.

A matéria presta um sintomático desserviço à população. Produz uma névoa aos olhos de quem lê. Inventa um Gilmar Mendes versão “homem do povo”, que vai às ruas. A estratégia é óbvia: banalizar a declaração do ministro Joaquim Barbosa durante a discussão da última semana, de que Mendes deveria “ir às ruas”, além de semear a incompreensão sobre o que Barbosa disse.

Além, claro, de inventar um novo “design” para Mendes, mais popular, arrojado e moderno (foi ao Piauí concluir um projeto de modernização do Judiciário do estado).

Ora, a matéria de O Globo Online produz uma incompreensão atroz das palavras de Joaquim Barbosa. Sua crítica era a de que Gilmar Mendes estava a serviço das elites, isolado dos anseios da população.

Leiam um trecho da “matéria”, e vejam que (glo)beleza, o Gilmar Mendes versão “homem do povo”:

“Gilmar Mendes visitou em Teresina fóruns criminais, varas da Fazenda Pública, deu autógrafo para uma estudante de Direito e chegou na sede do Tribunal de Justiça do Piauí caminhando.

Esta é a terceira visita de Gilmar Mendes - que ouviu de Barbosa que deveria estar mais nas ruas - ao Piauí desde outubro do ano passado. Indagado por um jornalista sobre este número, Mendes sorriu.”

Eis o retrato mais sem-vergonha que a imprensa pintou do Presidente do Supremo nos últimos tempos: Gilmar Mendes versão “homem do povo”, que anda nas ruas e dá autógrafos para estudante de Direito.

“Mendes, homem do povo”, um ídolo que dá autógrafos… No bom estilo Sinhá Boça, “acredite, por favor!”

O objetivo?

Não esqueçam, dia 6 de maio acontecerá uma grande manifestação popular, na capital Brasília, em defesa de Joaquim Barbosa, e contra Gilmar “Dantas” Mendes. A grande imprensa já começou a mostrar suas garras.Se você não assinou ainda a petição em apoio ao ministro Joaquim Barbosa, que está neste momento que vos escrevo, com 3.233 assinaturas, assine aqui.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração