Pages

quinta-feira, 26 de março de 2009

Noblat e o populismo às avessas com a elite

Noblat nos visitou e deixou o comentário:

Curioso. Ninguém comentou por aqui o depoimento da ministra Dilma Rousseff publicado, hoje, no meu blog. Ninguém. Por que será? Para os que não leram, segue a menssagem onde ela explica por que lê meu blog que acaba de completar 5 anos:

"Primeiro, porque ele tem estilo. E eu gosto de quem estilo. Porque ele tem posição. E eu gosto de quem tem posição. (E não precisa ser, necessariamente, igual à minha). Leio porque acerta muito. Como também sabe errar - e reconhecer o erro - com a inescapável frequência do jornalismo blogado. Leio porque tem bom gosto musical, em especial para o jazz (o que, aliás, é tarefa fácil). Leio porque sintetiza bem a mídia no geral, e sabe aprofundar, no particular, o que normalmente interessa. Mas leio, principalmente, porque ao longo de sua vida Ricardo Noblat tem demonstrado uma disposição visceral de lutar por um Brasil melhor."
------

Comentário meu:

Eu não falo pela Ministra Dilma Rousseff, falo por mim, como observador da política.

"Coronéis" políticos costumavam distribuir afagos materiais a eleitores carentes, como botinas, tijolos, camisetas, etc.

Hoje, políticos mais à esquerda, como Dilma, com maior dificuldade de penetração no eleitorado conservador e reacionário de direita (como é o caso da maioria dos leitores do blog do Noblat), fazem algo semelhante ao populismo dos antigos "coronéis", porém às avessas, dirigido às elites: distribuem afagos (não materiais), como elogios, depoimentos, para reduzir a resistência.

Isso explica, suspeito eu, o afago de Dilma ao blog do Noblat.

Explica também porque ministros como Patrus Ananias e Dilma foram no seminário comemorativo de 40 anos da Revista Veja.

E lembra quando o presidente Lula gravou uma mensagem para a milésima edição do Domingão do Faustão, (o caso é um pouco diferente porque o Faustão é um programa popular).

Bem... talvez a Dilma tenha algo mais a "agradecer" ao Noblat:

Um "conselho" que ele deu à ministra, à queima-roupa, nas páginas de seu blog...


... para que ela não cometesse mais o gesto acima involuntariamente na TV, durante uma entrevista coletiva em que concedeu na época do dossiê vazado pelo senador Álvaro Dias.

É claro que quase ninguém que havia assistido Dilma na TV havia percebido isso no gesticular das mãos, com a imagem em movimento.

Mas Noblat... muiiiito amigo... não enviou o conselho de forma discreta e reservada, como ele tratou seu contrato no caso do Senado.

Noblat pinçou do vídeo o quadro acima, para tornar público o "conselho", na página de seu blog, daquilo que ninguém havia percebido.

Está neste post aqui de 7/4/2008.

Mas eu posso estar enganado, e gosto não se discute. Dilma também disse ter sido fã, como mãe, do seriado mexicano de TV Chaves, quando sua filha ainda era criança e ela assistia ao lado.


Leia no blog "Os Amigos da Presidente Dilma" como os donos do PIG fazem jogo duplo por dinheiro.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração