Nomeações reforçam processo de "blindagem" iniciado após denúncias de corrupção na Subprefeitura da Mooca, no ano passado
O prefeito Gilberto Kassab (DEM) ampliou a participação de oficiais da Polícia Militar em postos-chave da estrutura da Prefeitura de São Paulo, principalmente em áreas ligadas a atividades de fiscalização.A medida dá fôlego a um processo de "blindagem" que começou quando surgiram as denúncias de corrupção envolvendo funcionários da Subprefeitura da Mooca, em 2008.Há hoje ao menos dez coronéis da reserva da Polícia Militar ocupando cargos no governo Kassab.
Esse processo ganhou forma em julho do ano passado, quando o coronel da reserva da PM Rubens Casado assumiu a chefia-de-gabinete da Subprefeitura da Mooca. A substituição ocorreu quando fiscais e assessores da subprefeitura foram presos pela suspeita de cobrar propina de camelôs, uma reedição da "máfia dos fiscais" que atuou entre 1993 e 1999.
Casado, após um período em que teve a missão de "moralizar" o setor de fiscalização, foi promovido a subprefeito da Mooca, um dos distritos de São Paulo com maior concentração de ambulantes, terreno fértil para a cobrança de propinas.Também em julho de 2008, coronéis da PM passaram a ocupar a chefia-de-gabinete das subprefeituras da Vila Prudente e de Pinheiros.Em Pinheiros, o coronel PM Nevoral Alves Bucheroni foi promovido na semana passada: passou de chefe-de-gabinete a subprefeito, com a saída do então titular, Nilton Nachle.
Também são ocupadas por coronéis da Polícia Militar as chefias-de-gabinete das subprefeituras de Casa Verde, Guaianases e Vila Mariana -os dois últimos, Fernando de Souza Brito e Jair Paca de Lima, ex-coordenador-geral da Defesa Civil, foram nomeados ontem.
Como o subprefeito da Vila Mariana, Alexandre Modonezi, deve ser transferido para a Secretaria das Subprefeituras, é possível que Paca de Lima também passe a subprefeito.O coronel Roberto Ney Campanha Marciano também foi nomeado ontem para atuar como supervisor técnico no gabinete do secretário das Subprefeituras, Andrea Matarazzo, que coordena a fiscalização em toda a cidade.
Outras áreas
Também são coronéis da PM os diretores de operações, Rio César Melo, e de Administração e Finanças da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Roberto Alegretti, empossados no ano passado.
A coordenadoria da Defesa Civil também é exercida por um coronel, Orlando Camargo, que atuou no Corpo de Bombeiros em Osasco (Grande SP).A assessoria do prefeito Kassab disse ao jornal Folha de S.Paulo, que ele não vai comentar o assunto. (Folha)
O blog Os amigos da Presidente Dilma tem outras matérias interessante para você. Leia
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração