A decisão final sobre a concessão de status de refugiado político ao ex-militante de esquerda Cesare Battisti ficará nas mãos do STF (Supremo Tribunal Federal). A afirmação foi do presidente Lula, que assegurou ontem que o governo acatará a decisão do STF.
Lula falou sobre o tema no Fórum Social Mundial, em Belém. Defendeu a decisão tomada pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, citou a carta do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, e falou em respeito a "decisões soberanas".
Na quinta, o ministro do STF Cezar Peluso, relator do processo de extradição de Battisti, determinou um prazo de cinco dias para que o governo da Itália se manifeste sobre o pedido de liberdade apresentado pela defesa do italiano, com base no refúgio concedido pelo Brasil.
O ministro da Justiça, que também estava em Belém para participar de eventos do fórum, corroborou as declarações de Lula e afirmou que a resolução da situação do italiano deve ser "técnica". "Finalmente, [chega-se] à conclusão, que é técnica, de que compete agora ao Judiciário dirimir alguma dúvida, se dúvida houver".
Tarso criticou a "grande mídia" por "maquiar" a crise do "capital financeiro como se fosse um acidente" e disse que o governo Lula está fortalecendo a soberania do país.
Disse ainda que "a mídia" não tem generosidade com a anistia política. "A grande preocupação que eles têm é ver quanto é que o Estado está gastando para fazer indenizações, sem em nenhum momento se perguntar quanto que o Estado gastou para matar, torturar, sufocar a liberdade democrática."
Na entrevista de ontem, Lula também foi questionado sobre uma medida em estudo no governo para garantir asilo a todos os imigrantes ilegais. "O Brasil pode dar o direito de as pessoas continuarem no Brasil. Este país tem lição a dar ao mundo sobre tratamento aos imigrantes." Afirmou ainda que o Brasil trata com respeito imigrantes, "diferente de alguns países europeus e ricos"
Última palavra
A última palavra no processo de extradição é do presidente da República, responsável pelo ato executivo de encaminhar o cidadão estrangeiro, em segurança, até o aeroporto e despachá-lo para o país requerente.
O pedido de extradição de Cesare Battisti foi encaminhado pela Justiça italiana em 2007, junto à ordem internacional de prisão. Orientado pelos advogados, o italiano recorreu ao Conare (Comitê Nacional para Refugiados Políticos) para pedir proteção, alegando estar sendo perseguido por motivações políticas.
O processo no Conare tem efeito suspensivo sobre o de extradição, que é analisado pelo STF (Supremo Tribunal Federal). No final do ano passado, o comitê decidiu, por 3 votos a 2, negar o refúgio. A defesa recorreu ao ministro da Justiça, Tarso Genro, que, depois de análise, concedeu o refúgio.
Uma vez autorizado o refúgio, o processo de extradição no Supremo fica prejudicado, e deve ser arquivado -de acordo com o parecer da PGR (Procuradoria Geral da República), o STF tem de arquivar o processo por causa da lei 9.474, artigo 33. Mas o tribunal resolveu discutir a constitucionalidade dessa norma. Há jurisprudência consolidada, mas se o STF invalidar a norma, o processo de extradição será reaberto e a discussão passará a ser sobre o mérito do pedido italiano: se Battisti é criminoso político. Nesse caso, a extradição seria negada.
3 Comentários:
Ilmo Senhor Presidente Lula, estou com 79 anos e achei que V.excia deveria saber, que sempre votei no senhor, durante as (5) cinco vezes que si candidatou, vencendo a penultima e a ultima, isto em 2002 e 2006, no segundo turno. V. Excia sendo um homem humilde, sem formaçao Academica, conseguiu desbancar seu antecessor,homem letrado, detentor de uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, porem anti-Patriotico Agora com seu trabalho, mostrou que basta ter vontade de colocar o Brasil em patamar de primeiro mundo, a coisa acontece, parabens presidente Lula. Agora ficou faltando apenas realizar uma promessa de sua campanha, que si chegasse a Presidente da Republica, com certeza iria tirar os Aposentados da lata do lixo. Isto feito, todas as suas realizaçoes estarao coberta de exito, inclusive estara elegendo a sua sucessora, a Dama Dilma Rousseff, pois todos os Aposentados irao agradecer, votando nela. Parabens V.Excia foi e sera um grande Homem, que o Brasil jamais vai esquecer, pois ganhou ate do Rui Barbosa, pois ele concorreu a eleiçoes apenas (4) vezez.
PRESIDENTE LULA ESTOU LENDO AGORA NO GOOGLE, DECLARAÇAO DO TUCANO ZE' SERRA, QUE A CANDIDATA DILMA ESTA CRESCENDO NAS INTENÇOES DE VOTOS, GRAÇAS A MA ADMINISTRAÇAO DE V.EXCIA. ENTAO ESTA FICANDO BEM CLARO QUE ELE SOFRE QUEDA NAS INTENÇOES DE VOTOS, GRAÇAS A BOA ADMINISTRAÇAO QUE REALIZARAM QUANDO ESTAVAM NO GOVERNO, DIGO ELES, O ZE' MELECA E O MERCENARIO FHC, POIS O QUE SOUBERAM FAZER, FOI DILAPIDAR O PATRIMONIO PUBLICO. ACONTECE QUE OS ELEITORES DA EPOCA NAO ESQUECERAM. ELES SO ENGANAM OS ELEITORES MAIS JOVENS, QUE IRAO VOTAR PELA PRIMEIRA VEZ, MAS ESTES TAMBEM JA ESTAO BEM INFORMADOS
PRESIDENTE LULA, CORRE UM BOATO DE V.EXCIA, SER INDICADO AO ********NOBEL DA PAZ***********, O QUE ACHO BASTANTE MERECIDO, POIS, TENS REALIZADO MUITA COISA EM PROL DO BEM ESTAR SOCIAL, POREM PARA COMPLETAR SUA NOBREZA, PRECISA DEVOLVER AOS VELHOS APOSENTADOS DO BRASIL, TUDO O QUE FOI SUBTRAIDO DESDE A CRIAÇAO DESSE MALDITO REDUTOR NOS AUMENTOS DAS APOSENTADORIAS, AI SIM ESTARA COBERTO DE EXITO A SUA TRAJETORIA, COMO O PRESIDENTE QUE MAIS AJUDOU OS MENOS FAVORECIDOS, PARABENS.
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração