Para tentar cumprir a promessa de campanha de deixar a tarifa congelada em R$ 2,30, a gestão Gilberto Kassab (DEM) optou pelo envelhecimento da frota de ônibus de São Paulo.Na prática, os passageiros devem escapar do reajuste da passagem, mas praticamente não ganharão veículos novos: a previsão é que só 175 sejam comprados pelas empresas e cooperativas neste ano, contra a média anual de 1.700 desde 2005. A queda se dará mesmo depois de constatada a reprovação recorde aos serviços de transporte nesta década. Assim, vai pagar menos do que vinha pagando para quem trocar ônibus velho por novo.
Em relação à redução no ritmo de substituição de ônibus velhos por novos, a gestão Kassab alega que ela não prejudica a qualidade do sistema por ter havido renovação significativa nos últimos quatro anos.As justificativas da prefeitura esbarram na insatisfação dos passageiros e nos problemas de conforto que persistem.
Pesquisa da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) também mostrou que, em 2008, a aprovação aos ônibus na cidade se limitou a 40%, a mais baixa na década. A renovação da frota divulgada pela gestão Kassab também omite algumas deficiências. Uma delas é que, contrariando a promessa feita pelo prefeito, ao menos 18 ônibus com mais de dez anos continuavam rodando. Essa situação é proibida por contrato. Mesmo assim, a prefeitura não aplicará punição, sob a alegação de que a situação é temporária e foi justificada pela necessidade de repor os coletivos de uma cooperativa da zona sul que deixou de funcionar.
A imprensa quer eleger o próximo presidente: José Serra. Nós, já temos candidata:Dilma Rousseff. Ou simplesmente Dilma.Quer saber como eleger Dilma? Leia o blog Os amigos da Presidente Dilma. Repasse nossas postagens e ajude a divulgar o blog.
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração