Com a expectativa de que a inflação vá ficar abaixo do esperado neste ano, analistas do mercado financeiro já preveem um corte maior nos juros nos próximos meses. Segundo a pesquisa semanal Focus, feita pelo BC, a taxa Selic deve encerrar o ano em 11,25% ao ano.
A primeira redução é esperada para amanhã, quando se encerra a primeira reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do BC) de 2009. Segundo o levantamento, a estimativa é que os juros caiam dos atuais 13,75% ao ano para 13,25%.
Mas, a partir da próxima reunião do comitê, o mercado financeiro já aposta em cortes mais pronunciados na Selic. De acordo com a pesquisa, as previsões são de dois cortes de 0,75 ponto percentual em cada um dos próximos dois encontros, marcados para março e abril. Os analistas projetam ainda uma queda adicional de 0,25 ponto em junho e outro em julho, que seria a última de 2009.
Até a pesquisa anterior, feita há dez dias, o mercado previa cortes de 0,5 ponto na Selic até junho e uma redução adicional no segundo semestre que deixaria a taxa em 11,75% ao ano em dezembro. Diante dos sinais de fraqueza da economia e da desaceleração da inflação, esse cenário foi revisto.
A pesquisa do BC estima a inflação deste ano, medida pelo IPCA, em 4,8%, próxima da meta de 4,5%. A estimativa de crescimento da economia em 2009 foi mantida em 2%.
Leia e comente mais notícias no blog dos amigos da Presidente Dilma.
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração