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sábado, 27 de dezembro de 2008

Que crise heim!


Televisores de tela fina, isto é, com monitor de plasma ou LCD (sigla de cristal líquido, em inglês), foram as vedetes deste Natal, segundo sondagem preliminar da Associação dos Lojistas de Shopping (Alshop). Os varejistas comemoram o bom desempenho.

As Casas Bahia, por exemplo, venderam neste mês 61.465 televisores de tela fina. É um volume 244,7% maior em relação a dezembro de 2007. Desse total, 53.173 aparelhos são televisores de LCD. Neste mês, as vendas desse tipo de TV aumentaram 389,5% na comparação com dezembro de 2007 e superaram as 34.191 unidades comercializadas em 11 meses, de janeiro a novembro. No mesmo período, as vendas de TVs com monitor de plasma somaram 8.292 unidades, com acréscimo de 19% ante dezembro de 2007. Segundo a empresa, o boom registrado nas vendas de TVs de tela fina fez o valor da venda média deste Natal aumentar em relação à mesma data de 2007.

Duas sondagens sobre faturamento divulgadas ontem revelam alta de 3,5% e 5% na receita na comparação com o Natal de 2007, que foi o melhor da década.

O crescimento nas vendas pode ser um bom presságio para indústria no primeiro trimestre de 2009, porque sinaliza uma reposição dos estoques ainda em meados de janeiro. A volta às compras de grandes redes varejistas logo no início do ano era algo impensável para vários industriais que cogitavam reduzir a produção no período. De toda forma, o desempenho positivo do Natal não deve interromper a forte onda de promoções que ocorre ininterruptamente desde novembro.Ontem, por exemplo, várias redes varejistas anunciavam descontos de até 70%.

Outra sondagem feita com 90 lojistas pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio) aponta crescimento de 5% no faturamento no Natal, superando em um ponto porcentual a sondagem prévia. O destaque foi para artigos de vestuário e calçados, que cresceram 6% na comparação anual, enquanto itens de maior valor, como eletroeletrônicos, tiveram acréscimo de 2% nas mesmas bases de comparação. Emprego e renda em alta garantiram esse resultado, segundo avaliação da entidade. Sem a crise financeira, haveria espaço para crescimento maior, diz o comunicado da Fecomércio.

Nos supermercados, as vendas de Natal também não decepcionaram. Levantamento da Associação Paulista de Supermercados (Apas) aponta crescimento de 4% real na receita de vendas deste Natal ante a mesma data de 2007, ressalta o vice-presidente da entidade, Martinho Paiva Moreira.

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