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As Casas Bahia, por exemplo, venderam neste mês 61.465 televisores de tela fina. É um volume 244,7% maior em relação a dezembro de 2007. Desse total, 53.173 aparelhos são televisores de LCD. Neste mês, as vendas desse tipo de TV aumentaram 389,5% na comparação com dezembro de 2007 e superaram as 34.191 unidades comercializadas em 11 meses, de janeiro a novembro. No mesmo período, as vendas de TVs com monitor de plasma somaram 8.292 unidades, com acréscimo de 19% ante dezembro de 2007. Segundo a empresa, o boom registrado nas vendas de TVs de tela fina fez o valor da venda média deste Natal aumentar em relação à mesma data de 2007.
Duas sondagens sobre faturamento divulgadas ontem revelam alta de 3,5% e 5% na receita na comparação com o Natal de 2007, que foi o melhor da década.
O crescimento nas vendas pode ser um bom presságio para indústria no primeiro trimestre de 2009, porque sinaliza uma reposição dos estoques ainda em meados de janeiro. A volta às compras de grandes redes varejistas logo no início do ano era algo impensável para vários industriais que cogitavam reduzir a produção no período. De toda forma, o desempenho positivo do Natal não deve interromper a forte onda de promoções que ocorre ininterruptamente desde novembro.Ontem, por exemplo, várias redes varejistas anunciavam descontos de até 70%.
Outra sondagem feita com 90 lojistas pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio) aponta crescimento de 5% no faturamento no Natal, superando em um ponto porcentual a sondagem prévia. O destaque foi para artigos de vestuário e calçados, que cresceram 6% na comparação anual, enquanto itens de maior valor, como eletroeletrônicos, tiveram acréscimo de 2% nas mesmas bases de comparação. Emprego e renda em alta garantiram esse resultado, segundo avaliação da entidade. Sem a crise financeira, haveria espaço para crescimento maior, diz o comunicado da Fecomércio.
Nos supermercados, as vendas de Natal também não decepcionaram. Levantamento da Associação Paulista de Supermercados (Apas) aponta crescimento de 4% real na receita de vendas deste Natal ante a mesma data de 2007, ressalta o vice-presidente da entidade, Martinho Paiva Moreira.
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