Pages

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Depois dos carros, governo corta IPI dos caminhões


Alíquota atual de 5% será zerada até fim de março para incentivar vendas

O governo federal publica amanhã no Diário Oficial decreto que reduz de 5% para zero a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializado (IPI) para caminhões. A medida entra em vigor uma semana depois do anúncio do corte do mesmo imposto para os automóveis, com o objetivo de ajudar a indústria automobilística a recuperar vendas e garantir empregos.

A isenção vai valer até o fim de março, mesmo período previsto para o incentivo aos automóveis.
Diante dos bons resultados até setembro, o segmento ainda fechará o ano com crescimento de cerca de 28% em relação a 2007.

Até novembro, foram licenciados 113.781 caminhões de todos os portes, um crescimento de 27,1% em relação ao mesmo período do ano passado. No setor, a queda do IPI está sendo vista como um incentivo à economia como um todo, pois normalmente os caminhões são usados para o transporte de mercadorias - é um bem de investimento e produção.

A redução do IPI de 7% para zero para carros com motor 1.0 e o corte de 50% na alíquota para modelos com motores de 1.4 a 2.0 (para 5,5% e 6,5%, de acordo com o tipo de combustível) animou o mercado no fim de semana, com feirões e lojas lotados. O resultado das vendas, por enquanto, contribuiu para reduzir a queda nos negócios que vinha sendo registrada nos dez primeiros dias do mês, da ordem de 10% na comparação com igual período de novembro.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração