Pages

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Estamos em “crise”


O Grupo Pão de Açúcar neste ano registrou o maior lucro líquido trimestral de sua história, bem como a maior geração de caixa para o período. Na última linha do balanço, a empresa acumulou entre julho e setembro um ganho de R$ 82,5 milhões, o que representou um crescimento de 137,8% sobre igual período de 2007.

A geração de caixa, ou Lajida (resultado antes do pagamento de juros, depreciação e amortização), cresceu 49,9% no trimestre, atingindo R$ 357,2 milhões. A cifra correspondeu a 8,1% das vendas líquidas da companhia, uma das melhores taxas já alcançadas pelo grupo.

Indústria cresce e tem alta de 8% desde o início do ano; geração de emprego sobe pelo 30° mês consecutivo

Números divulgados ontem mostram que a crise divulgada pela imprensa não chegou à indústria brasileira. A geração de empregos registra o 30º mês seguido de altas. Houve aumento real de 2% no faturamento industrial em relação a agosto, e de 8% no ano, segundo informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Um crescimento real de 2% no faturamento industrial de setembro sobre o mês de agosto e de 8% nos nove primeiros meses do ano, avaliou o gerente executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, em entrevista à imprensa na sede da entidade em Brasília.

A indústria trabalhou com 83,3% de sua capacidade instalada no mês de encerramento do terceiro trimestre, o que representa 0,3 ponto percentual acima do mês anterior. Para Castelo Branco, o bom desempenho está ligado ao "efeito calendário" (maior número de dias trabalhados).

Dos 19 segmentos pesquisados pela CNI, os que obtiveram melhor desempenho no faturamento no ano foram os de Máquinas e Equipamentos (crescimento de 18,8%), Veículos Automotores (23,2%) e Outros equipamentos de transporte (como helicópteros), com avanço de 32,3%.

Os setores que geraram mais empregos foram os de Máquinas e Equipamentos (crescimento de um ponto percentual) e Alimentos e bebidas (0,9 ponto percentual). O setor de Outros Equipamentos de Transporte registrou crescimento no emprego de 20%, o melhor de todos.

Serasa: número de falências cai 35% no ano até outubro

O número de falências decretadas de janeiro a outubro no País caiu 34,9% na comparação com o mesmo período de 2007. De acordo com levantamento da Serasa, nos dez primeiros meses de 2008, foram declaradas 839 quebras. A queda refletiu o crescimento da economia doméstica, do nível de atividade e do emprego e renda da população, justifica a Serasa.

Também houve declínio, de 20,2%, no total de falências requeridas. Na mesma base de comparação, o número de recuperações judiciais pedidas recuou 2,6%, mas as recuperações extrajudiciais requeridas apresentaram aumento de 83,3%.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração