Pages

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Vamos enfrentar o PIG pra valer? Que tal começar mudando o horário do Repórter Brasil?


Só ficar criticando pouco adianta, precisamos agir com ações concretas, para retirar o monopólio da informação das mãos do PIG.

Há muitas ações que vamos abordar, mas vamos começar pelo começo.

Vivemos queixando que os Telejornais do PIG, sobretudo o Jornal Nacional, escondem a corrupção demo-tucana e escandalizam o nada, quando se trata do governo federal.

Ok que haja liberdade de imprensa. Ok que existam canais com linha editorial de direita e extrema-direita para os reacionários e fascistas se saciarem.

O que não dá é para a classe média moderada ter que ficar assistindo essas porcarias de lavagens cerebrais, sem ter qualquer alternativa viável.

Podemos aceitar que a própria sociedade faça o controle social das informações que consomem pelo controle remoto. Mas qual a alternativa?

A TV Record é uma alternativa menos "PIG" do que a Globo, por enquanto.

Mas o que incomoda de fato é a inoperância da TV Brasil.

Não precisa nem ser profissional de comunicação para bater o olho no horário do Repórter Brasil (Jornal Noturno da TV Brasil), e ver que faz o possível e o impossível para NÃO ter audiência.

Começa as 21 hs depois de todos os telejornais.

Acaba NÃO sendo alternativa para o telespectador.

Funciona, no máximo, como um telejornal revisor dos demais, somente para aficcionados.

É urgente mudar o horário do Repórter Brasil das 21hs para as 19:30 ou 20hs.

Às 21hs todo mundo já assistiu os jornais das outras TVs, e ninguém aguenta ver mais um na TV Brasil.

Se passasse para antes do Jornal Nacional ou no mesmo horário, além do telespectador ter uma alternativa de escolha real, a Globo não teria como esconder notícias que saem no Jornal da TV Brasil, sob pena perder mais credibilidade para quem ainda acredita no JN.

Talvez a escolha desse horário tenha sido proposital para o Congresso aprovar a TV Brasil, e evitar maiores resistências lobistas dos donos de TVs (inclusive parlamentares).

Mas a hora já chegou da TV Brasil dizer a que veio: não precisa ser uma TV comercial disputando a hegemonia da audiência, mas precisa funcionar pelo menos como parâmetro comparativo da qualidade de informação que o cidadão recebe.

Faça também a diferença e ajude a formar massa crítica de reclamações para a TV Brasil mudar o horário do Repórter Brasil.

Divulgue em seus blogs, sites e reclame diretamente também para:

TV Brasil: http://www.tvbrasil.org.br/faleconosco/

Secretaria de Comunicação do Governo Federal (Franklin Martins) - Email: secom@planalto.gov.br

Sugestão de mensagem "light" (mas cada um solte seu verbo como queira):

Acompanho todos que sugerem a mudança de horário do telejornal "Repórter Brasil" da TV Brasil para o horário dos demais telejornais (entre 19:30 e 20:00). Assim funcionará como alternativa. Às 21hs já passou todos os demais telejornais e ninguém aguenta assistir mais um.

No Brasil, os telejornais dos canais comerciais nem sempre são isentos. Alguns se submetem aos interesses do poder econômico e político. O noticiário da TV Brasil não precisa disputar a hegemonia da audiência comercial, mas precisa funcionar pelo menos como parâmetro comparativo da qualidade de informação que o cidadão recebe, e como alternativa de escolha.

Na prática, o Repórter Brasil às 21hs está contribuindo para sonegar o direito à informação do telespectador, alienando-no da realidade nacional.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração