Pages

sábado, 4 de outubro de 2008

Tucano em debandada e crise


O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), entrou na campanha de reeleição do prefeito de Vitória, João Coser (PT), com isso provocou uma crise no PSDB capixaba. Os quatro vereadores da bancada tucana, recusaram-se a entrar na campanha de Luciano Rezende (PPS), que tem um vice do PSDB, e preferiram apoiar João Coser. Já o vice-governador tucano Ricardo Ferraço foi além: desfilou nas ruas com o petista João Coser (PT), que, segundo o Ibope, deve vencer no primeiro turno com quase 70% dos votos.

Os protestos do cacique tucano local, o deputado e ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas, levaram o vice-governador, que se credencia para concorrer à cadeira de Hartung em 2010, a trocar o PSDB pelo PMDB. A adesão dos tucanos à campanha do PT em Vitória deu ao vice o motivo para trocar de legenda e se posicionar melhor na linha de sucessão do governador.

Reeleito em 2006 com 77% dos votos, Hartung não precisou nem aparecer na campanha de João Coser para ajudá-lo . Só indicou seu ex-secretário de Comunicação Tião Barbosa (PMDB) para vice na chapa e ficou quieto. Foi o suficiente para que o candidato oficialmente apoiado pelo PSDB ficasse isolado. Além disso, Coser contou com gravações do Presidente Lula no programa de TV e a visita de ministros como Dilma Rousseff (Casa Civil) e Tarso Genro (Justiça).

Vellozo Lucas admite que Coser é favorito e diz que o objetivo agora é forçar o segundo turno. Para chegar lá, Rezende contou com a ajuda do candidato Carlão, do PSOL, para atacar Coser em debate na TV Globo..

Serra

Para o PSDB, é difícil superar a perda da prefeitura para o PT em 2004. Ligado ao governador de São Paulo, José Serra (PSDB), Vellozo Lucas insiste em reproduzir no Espírito Santo a oposição nacional entre PT e PSDB e se diz dedicado à construção de um palanque capixaba para o candidato tucano à Presidência em 2010.

Ele classifica o apoio do vice-governador a Coser como "traição", mas avisa que o rompimento não significa a saída do PSDB do governo de Hartung, onde mantém secretarias importantes, nem a desistência do apoio do governador para 2010. O próprio Vellozo Lucas, conselheiro de Hartung, deve ser o candidato tucano a governador na próxima eleição."Somos sócios fundadores e ninguém vai nos expulsar", diz o ex-prefeito.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração