Pages

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

E se a imprensa brasileira deixasse de ser demagoga e agisse assim?


Não seria muito mais digno e honesto se a imprensa brasileira agisse da mesma forma que a imprensa americana?O jornal The New York Times anunciou seu apoio à candidatura presidencial do democrata Barack Obama, em artigo publicado em sua versão digital. Além de aumentar sua popularidade e apoio a menos de duas semanas da eleição, o senador não só lidera as pesquisas como está conseguindo o respaldo dos principais veículos de comunicação dos EUA. Depois do jornal Washington Post, o diário nova-iorquino afirmou que é a escolha certa para o país, e considera ainda que o candidato "cresceu como líder e transformou em reais suas promessas de esperança e mudança".

Durante a disputa das primárias democratas, o NYT tinha anunciado seu respaldo à senadora por Nova York Hillary Clinton, que foi rival de Obama na luta pela candidatura do partido para as eleições de 4 de novembro. "(Obama) atraiu legiões de novos eleitores com poderosas mensagens de esperança, e também com pedidos de sacrifício partilhado e de responsabilidade social", assinalou.

O New York Times acrescentou que o candidato democrata mostrou durante a campanha ter uma mente fria e um julgamento sensato. "Acreditamos que ele tem a vontade e a capacidade de forjar um amplo consenso político que é essencial para encontrar soluções para os problemas deste país", acrescentou.

Nas eleições de 2000 e 2004, o New York Times apoiou as candidaturas democratas de Al Gore e John Kerry. Outros jornais importantes dos Estados Unidos anunciaram seu respaldo a Obama, como o Los Angeles Times, o Chicago Tribune e o Washington Post


E mais apoio da imprensa

- O principal jornal do Alasca - Estado americano que tem a candidata a vice-presidente pelo Partido Republicano, Sarah Palin, como governadora - declarou apoio ao candidato do Partido Democrata, Barack Obama, nas eleições presidenciais.

O Anchorage Daily News, o jornal de maior circulação no Estado, diz que "é muito arriscado" ter a governadora a apenas um passo da Presidência.

Em editorial, o diário afirma que a candidatura "cativou" os moradores do Alasca, mas não deve "esmagar todos os outros julgamentos".

O foco deve ser em John McCain, disse o jornal, que afirma que o candidato republicano é "a escolha errada".

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração