Pages

domingo, 12 de outubro de 2008

Debate na Band: Vitória de Marta de goleada

Marta venceu Kassab de goleada, porque mostrou o que Kassab queria esconder:

1) Marta mostrou diferença entre o Kassab candidato que promete e o Kassab prefeito que faz o contrário. Matou a cobra e mostrou a cobra morta, provando que Kassab está mentindo, sobre o pedágio urbano e o veto aos cursos profissionalizantes nos CEU's, sobre o projeto de licença maternidade que o prefeito vetou e o candidato promete.

2) Marta deu seu recado de que governou melhor com muito menos verba do que Kassab.

3) Mostrou que Kassab é o último coronel do DEMo/PFL : pode-se dizer que o eleitor que não votou em Marta já não dá muita importância ao partido, mas aquela parte que Marta explicou didaticamente ao eleitor, principalmente aos que tem parentes no Nordeste, a diferença entre o Nordeste dos Coronéis do DEMos e Nordeste depois Lula, foi brilhante. Ganhou alguns pontos.

4) Ao explicar que Kassab foi secretário do planejamento de Pitta, Marta anulou o discurso da gestão financeira, herança maldita de Marta, recebendo uma prefeitura quebrada, de Pitta-Kassab, tal qual Lula recebeu o Brasil de FHC.

5) Marta deu seu recado de que governou com muito menos verba do que teve Kassab, e conseguiu explanar mais realizações. Ponto para Marta.

6) Lembrou que Kassab liderou o movimento "Reage Pitta" para dar sustentação ao ex-prefeito

7) Deu recado ao eleitor de que ele precisa saber quem é Kassab de fato, porque a propaganda não o mostra direito.

8) Passou a idéia de que tem projetos ambiciosos como o internet para todos e foi enfática e convincente na defesa.

9) Kassab criticou projetos de Marta com aprovação popular: escorregou ao dizer que não teria feito os CEU's no começo, porque eram caros.

10) Kassab errou feio ao desclassificar o internet para todos sem saber o que apresentar como alternativa real. Se um candidato não sabe desconstruir uma proposta otimista do adversário é melhor focar em outros assuntos do que ser o pessimista perante o eleitor.

11) Marta deu o recado sobre os engarrafamentos e transportes. Poderia ser mais enfática, mas deve reforçar em outros debates.

12) Até aqui nesta campanha foi Kassab quem se apropriou das obras de Marta e passou à população à imagem de que ele fez um bom governo ao herdar esses programas como o bilhete único. No debate Marta conseguiu resgatar os louros de vários programas, refrescando a memória do eleitor, sobre a boa herança que ela deixou para Kassab. A dita aprovação da gestão de Kassab, passou a ter que ser dividida com Marta, se o eleitor for justo e não fanático. Ponto para Marta.

13) Kassab saiu com a imagem de prefeito medíocre, enquanto Marta mostrou-se ousada. Coisa importante para uma Metrópole com os desafios que São Paulo exige de um bom prefeito.

Kassab perdeu até na postura, ficou artificial, travado, sem garra. Quando não estava na vez dele falar, a TV o mostrava na metade outra da tela. Várias vezes ele foi flagrado comunicando-se com olhar provalvemente com o marqueteiro, e até deu uma piscada para alguém na platéia.

E onde Kassab ganhou? No tapetão do direito de resposta, além de conseguir não ser um desastre.

Marta tirou quase o máximo de proveito que seria possível tirar do debate. Seu desempenho merece uma nota próxima de 10, diante das regras e do formato do debate.

Os dias seguintes ao debate, com as pessoas falando sobre o assunto, tem mais efeito do que o debate em si.

Todos devem enfatizar a vitória de Marta e a mediocridade de Kassab, e levantar os principais tópicos onde Marta venceu.

Enqueçam o que o PIG disser. Vão dizer exatamente o contrário. Temos que seguir a nossa pauta própria para contrapor.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração