Pages

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

100% dos leitores do blog já sabem muito bem em quem votar há muito tempo

O blog tem recebido e-mails mal educados da assessoria de alguns candidatos praticamente exigindo que façamos propaganda política do jeito que eles querem, e até contendo ofensas descabidas dirigidas a nós.

O blog é nacional, tem leitores de todo o Brasil, e da mesma forma que tem pessoas que cobram campana para fulano, tem gente que cobra para ciclano. É saudável levantar o debate, a boa discussão, mas se o blog virasse extensão da campanha de algum candidato, a maioria dos leitores abandonariam, porque descaracterizaria, e seria melhor ir direto ao site oficial da candidatura.

É falta de visão estas críticas. São injustas, e fica parecendo coisa vinda de quem trabalhou oficialmente nas campanhas e está procurando um culpado externo para justificar não ter conseguido bons resultados em comunicarem-se com os eleitores.

No caso específico da Marta Sulicy, se as pesquisas de intenção de votos estiverem corretas, ela entrou e saiu do horário eleitoral no rádio e TV do mesmo tamanho. E sua propaganda foi de excelente qualidade, com excelente assessoria de marketing. O problema é o veículo TV que já não é tão influente assim, para candidatos já muito conhecidos como Marta.

Quem acompanha o blog recebeu ao longo do tempo, muito antes da campanha eleitoral, antes mesmo de sabermos quem seriam os candidatos, informação suficiente para concluir quem é quem. Quem é Kassab, quem é Alckmin, quem é Marta e o quê cada um representa.

Acredito que, em termos de levar informação que o PIG esconde, para ajudar a decidir o voto de forma consciente, sobre o que representa votar em candidatos aliados ao governo Lula, atingimos perto de 100% da eficiência junto à comunidade que frequenta o blog: quem gosta de Lula percebe a importância de votar em aliados, e quem odeia já não votava mesmo.

Quem gosta de Lula, do blog e vota na capital paulista, não há dúvida de que votará em Marta, até porque os partidos mais afinados, como o PCdoB, o PSB e o PDT participam da candidatura da Marta, o que nem deixa alternativa.

Quem está nos agredindo deveria estar agradecendo.

Nós nunca ignoramos a Internet como veículo de informação eficaz, e o utilizamos na capacidade máxima, dentro dos limites de dedicação de tempo que cada um de nós podemos dar. Mostramos que os demo-tucanos estão destruindo São Paulo dia a dia ao longo do tempo.

E é com prazer que fazemos o blog, pelo carinho e companhia que temos dos leitores, e pela causa representada pelo presidente Lula.

As coordenações de campanha é que erraram ao deixarem a internet para segundo plano, quando deveriam diversificar as estratégias para além da TV, e dedicar um pouco mais ao bom uso da internet.

Para atingir o eleitor indeciso, de centro, via internet, no curto tempo de uma campanha eleitoral, precisa sim contratar gente que pesquise e entenda como chegar a este tipo de eleitor. Esse eleitor a ser atingido, não é o frequentador diário dos blogs políticos afins, e exige uma elaboração específica de planos de ação para atingir diferentes segmentos.

Mas é claro que isso exige tempo e dedicação, não é coisa que funcione a contento fazendo apenas nas horas vagas, pois nesse tempo livre todos nós já fazemos o que podemos como cidadãos ao longo do tempo.

Causa espanto que as coordenações de campanha, que deveriam alocar gente capacitada e dedicada à internet, não fizeram com a atenção devida, e cometem o erro estratégico de querer vir dedicar esforços por mais votos de última hora justamente aqui onde todos já votam em aliados do presidente.

Quem está preocupado em conseguir votos para Marta agora (e para o candidato de sua cidade) é hora da militância fazer a diferença, mas não é só aqui. É conversar com familiares e amigos sobre quem seria melhor para a cidade e porque, discutir o voto em comunidades como o Orkut, discutir o voto em fóruns que não são os convencionais, colocar comentários nos blogs do PIG mostrando toda a corrupção e aumento da carga tributária escondida nos governos Kassab-Serra-Alckmin, convencer idosos e adolescentes desobrigados a votar, colocar cartaz na janela, na porta, no muro da casa, no carro, vestir à caráter até o dia das eleições (vestir pode, não pode é panfletar, formar grupos, nem assediar eleitores).

É isso que todos que nos criticam deveriam estar fazendo agora.

Espero que a militância e a assessoria da Marta arregace as mangas em direção a conquistar votos novos onde eles estão, em vez de vir aqui nos criticar.

E no segundo turno, reveja um pouco o que não deu certo no primeiro turno. E não negligenciem a internet, acordando para o problema tarde demais.

É hora de ir à luta, de militar junto à quem ainda não vota nos candidatos que queremos eleger.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração