Pages

terça-feira, 2 de setembro de 2008

General Felix diz o que nós estamos falando todos os dias :Há envolvimento de Dantas em grampo ilegal


O ministro-chefe do GSI (Gabinete da Segurança Institucional), general Jorge Armando Felix, disse em reuniões ontem no Planalto que a hipótese principal para a escuta ilegal do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, era a seguinte: um ou mais agentes da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) teriam sido contratados pelo banqueiro Daniel Dantas para fazer e divulgar o grampo.

Eu disse::Ninguém lembrou: O ex-oficial do exército israelense Avner Shemesh é acusado de prestar serviços de espionagem para o sócio-fundador do Banco Opportunity, Daniel Dantas . E tem mais:O Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu, na terça-feira (26), habeas corpus ao espião israelense Avner Shemesh, que permitiu a ele não responder perguntas dos parlamentares da CPI dos Grampos

Ao longo do dia de ontem, Felix também colocou o seu cargo à disposição do Presidente Lula , que não aceitou. A Abin é subordinada à pasta de Felix. Paulo Lacerda também colocou o cargo à disposição. Lula não aceitou, só afastou temporariamente o diretor-geral da Abin de suas funções enquanto durar a investigação da PF .

Em reunião à tarde no Planalto, Lula recebeu o presidente do Congresso, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN). Nessa reunião, Lula assentiu com a cabeça quando o general expôs sua principal hipótese aos presentes. Também participaram desse encontro os ministros José Múcio (Relações Institucionais), Tarso Genro (Justiça) e o vice-presidente José Alencar. Entre os congressistas,(ou golpistas) estavam Garibaldi e os senadores Tião Viana (PT-AC) e Demóstenes Torres (DEM-GO).

O senador Demóstenes disse que Dantas foi citado pelo prenome na reunião. "Ele, general Felix, disse: "o Daniel pode estar por trás disso [grampo]'", afirmou o senador. "O general afirmou ainda que, no fim da investigação, vai aparecer muito jornalista que recebeu do Opportunity".Ainda segundo Demóstenes, Naji Nahas, preso com Dantas na operação da PF, também foi citado por Felix nesse contexto.

O diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Paulo Lacerda, afirmou que é "o principal alvo" das denúncias segundo as quais arapongas a serviço do órgão teriam grampeado, com escutas telefônicas .

Paulo Lacerda afirmou a interlocutores ter a certeza de que contrariou interesses diversos nos cinco anos em que esteve à frente da PF durante o governo Lula. Os contrariados estariam aproveitando a fragilidade da imagem da Abin, identificada com práticas ilegais de espionagem usadas na ditadura militar, quando o órgão ainda era o SNI (Serviço Nacional de Informações), a fim de derrubá-lo.

Paulo Lacerda, disse que o diálogo divulgado pela revista "Veja" no último final de semana poderia ter sido gravado por interesses privados. "O que está dito ali exige investigação séria, científica. Não podemos nos contentar com uma publicação jornalística, com direito constitucional a sigilo de fonte, para responsabilizar quem quer que seja, apesar de as acusações publicadas serem muito sérias", afirmou ele

Paulo Lacerda foi diretor-geral da Polícia Federal durante cinco anos do governo Lula, cargo do qual saiu para assumir a direção-geral da Abin. Na reunião que teve com o Presidente Lula , o ministro Gilmar Mendes lembrou que, quando houve vazamento indevido de seu nome como um dos beneficiários da lista de presentes distribuídos pela empreiteira Gautama, ..Bem sujo esse Mendes não?

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração