Aqui, eu mostrei um texto que foi publicado na Folha, agora, leia mais esse que está no Blog da Juliana do jornal Valor Econômico...
A imagem do Presidente Lula é disputada por todos os candidatos. Em santinhos, carros de som e programas de TV, Lula aparece como principal cabo eleitoral, um reflexo do bom momento da economia e de programas sociais, como Bolsa Família e ProUni. Em Cuiabá, até o PSDB usa imagens de Lula e seus ministros, como Patrus Ananias, para cabalar votos.
Curiosamente, o PT não aproveita essa boa avaliação do governo Lula em Mato Grosso, ficando sem a cabeça de chapa nas principais cidades. O partido, que tem uma senadora e o deputado federal mais votado do Estado, indicou apenas candidatos a vice em Cuiabá, Várzea Grande e Sinop, cidades onde tem chances reduzidas de vitória. Em 2006, desgastado nas áreas de forte base rural em razão de uma crise de renda, e sem o palanque de Maggi, Lula perdeu o primeiro turno para o tucano Geraldo Alckmin. Foi uma larga margem: 233 mil de um total de 1,43 milhão de votos válidos. No segundo turno, com Maggi já reeleito e apoiando Lula de olho em cargos federais, a desvantagem caiu para apenas 8,8 mil votos. Em 2002, Lula havia ganho de José Serra nos dois turnos em Mato Grosso.
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração