A Petrobrás deve iniciar na próxima semana, no dia 12 de agosto, a produção do primeiro poço de petróleo abaixo da camada de sal, no Campo de Jubarte, norte da Bacia de Campos.
O óleo será extraído pela plataforma P-34, que já está instalada no local e foi adaptada para extrair petróleo leve. Com capacidade de extrair 60 mil barris diários, a P-34 deverá retirar apenas de 10 a 15 mil barris diários do pré-sal. O desenvolvimento do campo de Jubarte prevê uma segunda plataforma, a P-57, com capacidade de 180 mil barris por dia e previsão para entrar em operação em 2011.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar o local no início de setembro, para comemorar o feito.
Ainda não é o campo de Tupi, onde a Petrobrás planeja iniciar a produção no primeiro trimestre de 2009, com uma produção pequena, que será acelerada em 2010.
O início da exploração no pré-sal (profundidades entre 5000 e 7000 metros), mantém o Brasil na liderança tecnológica de exploração ultra profundas.
"Pra variar", notícias boas só tem destaque na imprensa estrangeira. O assunto desperta a atenção mundial, como a entrevista de Sérgio Gabrielli (presidente da Petrobrás) à CNN:
-
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração