Pages

sábado, 2 de agosto de 2008

Indústria teve o melhor 1º semestre em 4 anos


Dados do IBGE indicam que setor cresceu 2,7% em junho ante maio e 6,6% em relação ao mesmo mês de 2007. Em 6 meses, alta foi de 6,3%

A indústria apresentou o melhor primeiro semestre em quatro anos e atingiu recorde de produção em junho. Segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor cresceu 2,7% em junho ante maio e 6,6% na comparação com igual mês de 2007. Nos seis primeiros meses do ano, houve alta acumulada de 6,3%, impulsionada especialmente por investimentos na produção de veículos.


Para o coordenador de indústria do IBGE, Silvio Sales, os resultados são "muito favoráveis" e mostram que a alta dos juros ainda não prejudicou a produção ou os investimentos no setor. Ele avalia que a atividade saiu do quadro de estabilidade dos meses anteriores, mas ainda é cedo para afirmar que esse ganho de ritmo seja uma tendência. O mês foi beneficiado também pelo efeito calendário, com um dia útil a mais.

Segundo Sales, a indústria chegou a junho com o mesmo perfil de crescimento de 2007 e início de 2008, sustentado pelos investimentos e venda de bens de consumo duráveis (automóveis e eletrodomésticos). Ambos impulsionados pela demanda interna, puxada pelo crédito e pela expansão do mercado de trabalho e da massa salarial.

O segmento de veículos automotores, que prossegue beneficiado pelo aquecimento da demanda interna e pela ampliação dos prazos de financiamento, foi responsável, sozinho, por cerca de 30% do aumento da indústria no primeiro semestre. O setor também puxou os resultados de junho, com 9,8% ante maio e 19,4% na comparação com junho do ano passado. (Estadão)

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração