A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, declarou apoio a possibilidade de o governo criar uma empresa estatal nos moldes da norueguesa Petoro, para administrar as reservas recém-descobertas de petróleo na camada pré-sal, na Bacia de Santos.
Numa espécie de aula, a ministra explicou que a Noruega - terceiro maior exportador de petróleo bruto do mundo, atrás apenas da Arábia Saudita e da Rússia - comanda duas empresas estatais nessa área.
A primeira é a conhecida Statoil, que, apesar de controlada pelo governo, possui capital privado e se dedica à exploração de petróleo, a exemplo da Petrobrás. Na outra ponta está a Petoro, que cuida da administração das reservas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conheceu o modelo norueguês quando visitou os países escandinavos, em setembro do ano passado.
A Petoro norueguesa repassa uma fatia do dinheiro obtido com a venda do petróleo para a Previdência Social. "Aqui, a intenção do governo é se apropriar dessa riqueza para investir em educação", afirmou Dilma.
O discurso de Dilma segue o do presidente Lula para ganhar apoio da sociedade à campanha que ressuscita o mote "o petróleo é nosso".
Fonte: Portal Vermelho
-
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração