Pages

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Unificação do idioma terminará até 2011


O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse na última sexta-feira, na capital portuguesa, que o governo está elaborando um cronograma para execução do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. De acordo com o ministro, o decreto sobre a unificação ortográfica pode ser colocado em consulta pública no Brasil dentro de um mês, aproximadamente. A expectativa de Fernando Haddad é de que esse processo de unificação possa ser concluído no País até 2011.

"Estamos num cronograma bastante antecipado junto ao Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) e ao Ministério da Cultura para que o decreto presidencial - ou a minuta - possa ser colocado em consulta pública, o que poderia acontecer em cerca de 30 dias." Ele acrescentou que o governo pretende publicar esse decreto (sobre o cronograma de implantação do Acordo) no Diário Oficial nos próximos meses, "talvez ainda em setembro ou outubro", disse.

O ministro participou, juntamente com o Presidente Lula, da 7ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada no Centro Cultural do Belém, em Lisboa.

Haddad defendeu a unificação ortográfica, que facilitaria a comunicação entre os países que falam português. A unificação da língua portuguesa foi um dos temas em debate durante a conferência de sexta-feira. "Imagine a dificuldade, nos organismos internacionais, de tradução de documentos e a dificuldade em fazer com que a língua seja aceita como idioma oficial de organismos multilaterais", disse.

A nova ortografia deve começar a ser implantada nos livros didáticos brasileiros em um ano e até 2011 a expectativa é de que todos os livros já estejam adotando as mudanças. De acordo com o ministro, a ortografia deve mudar muito pouco e a adaptação às mudanças, tanto no Brasil quanto em Portugal, "deve ser relativa-mente simples".

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração