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segunda-feira, 7 de julho de 2008

Brasil tem 41,5 milhões de internautas eleitores

Dados do mercado de internet relativos ao primeiro trimestre deste ano trazem uma informação que pode soar como música aos ouvidos dos candidatos. Segundo o Ibope/NetRatings, instituto especializado em pesquisas sobre a rede, 41,5 milhões de brasileiros com mais idade de 16 anos - portanto, com idade para votar - declararam ter acesso à rede. A navegação se dá pelos mais diversos ambientes: residência, cibercafé, trabalho, bibliotecas e escola, entre outros.

Só essa informação já seria suficiente para despertar a atenção dos candidatos. À parte algumas possíveis restrições de utilização da rede no próximo pleito, impostas pela justiça eleitoral, cabe observar que a web se espalha pelos vários segmentos sociais , derrubando a idéia de que está confinada a um grupo seleto, formado por adolescentes abonados.


Embora ainda represente uma parcela expressiva do total de usuários da rede, a classe AB, com 50%, não reina mais absoluta, como ocorria há até pouco tempo. Hoje, internautas da C (37%) e DE (13%) já representam 50% do total de usuários.

Outro indicador importante para os políticos diz respeito ao tempo de navegação. De novo segundo o Ibope Net/Ratings, o internauta brasileiro navega em média 23h48min por mês, desempenho que coloca o Brasil na liderança mundial em tempo de navegação residencial, superando países como EUA, Japão, Alemanha, Itália e Inglaterra. Os mercados que mais se aproximam são Japão (21h34 min), França (20h23min) e EUA (19h46min).

Interativa

As redes sociais, como se convencionou chamar a internet interativa, são igualmente um aspecto relevante na análise sobre o desenvolvimento da internet no Brasil. Só em maio, 18,5 milhões de pessoas passearam por sites de relacionamento e comunidades virtuais. Se incluirmos na soma os fotologs, videologs e comunicadores instantâneos - conhecidos popularmente como "Messengers"-, a conta sobe para 20,6 milhões de usuários por mês.

Com a reunião um público desse porte, pululam os negócios na internet. Situado entre os dez países com maior número de internautas no mundo, o Brasil tem um comércio eletrônico que faturou R$ 6,4 bilhões em 2007. O número de consumidores virtuais ultrapassa 9,5 milhões, segundo a e-bit, empresa de pesquisas on-line.

Publicidade

Grandes marcas de vários segmentos, como montadoras, bancos, construtoras, hoje fazem da web extensão para seus negócios ou destinam a esse meio verbas cada vez mais polpudas para estratégias de marketing.

Exemplo disso é que o investimento publicitário na internet no Brasil alcançou R$ 527 milhões em 2007, uma expansão de 45,8% sobre 2006, perfazendo 2,8% do bolo publicitário brasileiro. Foi a mídia que mais cresceu no ano passado. Esse cenário ajuda a compreender o que é a web no Brasil. Cabe aos candidatos, agora, uma análise detida sobre as melhores formas de dialogar com a multidão de eleitores que navega pela rede mundial de computadores.

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